Usafa Vila Sônia organiza encontro sobre amamentação com gestantes e puérperas
Ação faz parte do Agosto Dourado, que trata sobre a importância do aleitamento materno
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 25/08/2025

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Sônia realizou na sexta-feira (22) um encontro com gestantes e puérperas com tema voltado à importância da amamentação. A ação faz parte das atividades relacionadas ao Agosto Dourado, que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças.
Essas reuniões são mensais e fazem parte do Projeto Mamãe Coruja, desenvolvido dentro da unidade de saúde. Nesta edição, o bate-papo foi conduzido pela médica residente Isabela Barrile e pela nutricionista Roberta Hegedus, responsável técnica do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande.
Na ocasião, as profissionais esclareceram dúvidas das participantes em temas relacionados à amamentação e cuidados com as mamas. As puérperas contaram suas experiências de parto, compartilhando vivências com as gestantes.
Também foi aproveitada a oportunidade para explicar sobre o trabalho realizado pelo Posto de Coleta, que capta doadoras para fornecer leite humano para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Irmã Dulce. Também foi oferecido o serviço do Disque Amamentação, que esclarece dúvidas e orienta as mamães sobre o tema. Os dois serviços podem ser acessados pelo telefone 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
Outras ações – Ao longo de todo ano, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) efetuam ações de conscientização sobre aleitamento materno junto às gestantes e às novas mamães. Isso ocorre porque nas unidades a mãe e o bebê recebem acompanhamento desde a confirmação da gravidez até o nascimento, no parto, e também nos primeiros anos de vida da criança. Essas atividades são reforçadas durante o Agosto Dourado, com rodas de conversa, trabalhos de grupo, orientações em salas de espera e outras atividades. Na Maternidade do Hospital Irmã Dulce também é incentivado o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a novas mães.
Recomendação – A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Datas – O mês do Agosto Dourado reforça a importância de amamentar os bebês. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano para a saúde das crianças. O Dia Mundial da Amamentação é comemorado sempre no dia 1º de agosto. Em Praia Grande, agosto é considerado o mês do Aleitamento Materno “Agosto Dourado”, conforme a lei 2.181/2023. Também é celebrada na Cidade a Semana Municipal de Aleitamento Materno, entre 1º e 7 de agosto, através da lei nº 998/1997.