Usafa Vila Sônia organiza semana especial com programação variada para as mulheres

Palestras, oficina de autocuidado, coletas de exames preventivos e caminhada pela paz fazem parte das ações

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 18/03/2024

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Sônia programou uma série de atividades especiais para as mulheres entre os dias 18 e 23 de março. Serão oferecidas palestras de orientação sobre saúde da mulher, intensificação do exame preventivo ginecológico e caminhada pela paz

 

Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e a ONG Direito e Cidadania da Mulher (DCM), será ministrada na segunda-feira (18), a partir das 9h, uma capacitação para as agentes comunitárias de saúde sobre violência contra a mulher. A iniciativa faz parte do Projeto Guardiã Maria da Penha, uma parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e tem como objetivo garantir o cumprimento de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Na terça-feira (19), às 8h, acontece uma caminhada pela paz saindo da Usafa Vila Sônia e em direção à Usafa Antártica, em apoio aos funcionários desta unidade e em repúdio à tentativa de feminicídio cometido contra uma mulher no bairro no último dia 8. Na quarta-feira (20), às 14h, ocorre uma oficina de autocuidado para as usuárias, com a participação dos profissionais de fisioterapia e psicologia do programa eMulti (antigo Nasf).

 

Na sexta-feira (22), às 14h, a nutricionista do programa eMulti vai abordar em sua palestra a respeito da alimentação na menopausa. A ação se encerra no sábado (23), quando ocorre o Dia D em todas as Usafas. A unidade da Vila Sônia também estará aberta para oferecer exames preventivos ginecológicos para as mulheres.

 

Todas as iniciativas são abertas ao público, sem necessidade de agendamento. A Usafa Vila Sônia fica Rua Antonio Candido da Silva, 1075 – Vila Sônia.

 

Mês especial – Praia Grande está intensificando o atendimento ao público feminino durante o mês de março. Estão sendo ampliadas as ofertas de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau) nas 30 Usafas do Município, bem como o encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede credenciada.

 

O “Dia D” também faz parte da programação do mês. No dia 23 de março, sábado, todas as 30 Usafas estarão abertas, das 9 às 16 horas, para a coleta de preventivo ginecológico, encaminhamento de mamografia, além de atendimentos individuais, trabalhos de grupo de orientação sobre saúde da mulher, planejamento familiar e saúde bucal.

 

Haverá também ações referentes ao Bolsa Família (pesagem de beneficiários) e atualização de cadastro dos usuários das unidades de saúde. O usuário deve procurar a Usafa em que está cadastrado para saber a programação específica de sua unidade para o dia.

 

Documentos – Para o atendimento, a pessoa deverá procurar a Usafa aonde está cadastrada e levar um documento com foto, cartão SUS e cartão do posto. Para a realização do preventivo ginecológico na unidade, a mulher não deve estar menstruada, não deve ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame e evitar uso de cremes e duchas vaginais pelo mesmo período.

 

Ceas Mulher – Além dos serviços oferecidos às mulheres nas Usafas, outro atendimento de excelência ao público feminino na Praia Grande é o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher. O equipamento faz parte do setor de Especialidades Médicas da Sesap e está localizado na Rua São José, no Bairro Caiçara.

 

 Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados à mama e ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou no atendimento de maior complexidade junto ao Estado.

 

 A unidade atende ainda gestantes de risco, realiza aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, encaminhamento para cirurgia de laqueadura e vasectomia, colocação de DIU, avaliação cirúrgica ginecológica, acompanhamento de exames e alguns tipos de biópsia.