Vacinação acontece em Praia Grande durante o feriado da Proclamação da República
Cemas estará aberto na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), das 9 às 15h
Por: RODRIGO HERRERO | 14/11/2024
Praia Grande disponibiliza para o cidadão as vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de todo o feriado prolongado da Proclamação da República. Na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) estará aberto, das 9 às 15 horas, para quem deseja se proteger contra diversas doenças.
Veja a seguir as vacinas disponíveis no momento, o público liberado e a documentação necessária:
Dengue – A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 10 e 14 anos. Para receber esta vacina é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um responsável e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.
O esquema vacinal deste imunizante é composto por duas doses. Portanto, se já passaram três meses que seu filho recebeu a primeira dose, procure o posto de saúde para completar a vacinação contra a dengue.
Poliomielite – Também segue disponível a vacina contra a poliomielite, que previne contra a paralisia infantil. Esta imunização sofreu algumas mudanças. A vacina oral, conhecida como gotinha, que era aplicada como reforço aos 15 meses e 4 anos de idade, foi substituída por uma única dose de reforço da versão injetável, aos 15 meses.
Agora, o esquema vacinal é composto por 3 doses (aos 2, 4 e 6 meses) e 1 dose de reforço (aos 15 meses). Em caso de dúvidas, leve a carteira de vacinação até o Cemas.
Covid-19 – A vacina monovalente contra a covid-19 (XBB Moderna) está disponível para pessoas acima de 60 anos, indivíduos com comorbidades, com deficiência, imunocomprometidos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Para receber o imunizante, é necessário documento com foto, CPF e comprovante de residência. Pessoas com comorbidades, deficiência ou imunocomprometidas devem apresentar laudo que comprove essa condição. As gestantes devem mostrar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes. Os trabalhadores da saúde precisam mostrar carteira do conselho de classe válida ou comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo).
Gripe – O imunizante contra a gripe continua sendo aplicado no Município para todas as pessoas acima dos 6 meses. Para receber o imunizante, é necessário levar documento oficial com foto e carteira de vacinação. A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria.
Outras vacinas – Estão disponíveis também os imunizantes correspondentes ao Calendário Nacional de Vacinação, como sarampo, hepatite, entre outras. A vacina contra a meningite é oferecida atualmente para crianças menores de 5 anos. A meningocócica ACWY, por sua vez, está disponível para quem tem de 11 a 14 anos. Também permanece à disposição a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
Usafas – A vacinação retorna normalmente para as 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) a partir da próxima segunda-feira (18), das 9 às 16 horas. Além disso, as unidades que funcionam de segunda a sexta-feira em horário estendido (Forte, Guilhermina, Mirim I, Samambaia e Vila Sônia) oferecem vacinas das 17h às 19h.