Chá das Mesas reúne mais de 400 pessoas

Evento beneficente uniu criatividade e bom gosto em prol de ações sociais

Por Luciano Agemiro | 2/10/2013

Pela primeira vez em Praia Grande, o Chá das Mesas promovido por uma parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) com o Rotary Club Forte Itaipu levou mais de 400 pessoas ao Palácio das Artes na terça-feira (1). O evento, considerado um sucesso, teve como objetivo arrecadar dinheiro para os projetos sociais do FSS e do Rotary Club. As donas das mesas mais bonitas ganharam troféus.

Logo após a abertura do evento, aconteceu um desfile de modas que contou com peças variadas de roupas, sapatos e acessórios das diversas empresas que colaboraram com o evento. Também houve um desfile de trajes refinados, promovido por um estilista da Cidade.

Dezenas de brindes foram sorteados para os convidados, entre eles, uma bolsa de estudos de uma escola de inglês, uma bicicleta e uma viagem aérea com hospedagem.

Decoração - A criatividade chamou a atenção dos participantes. Cada uma das 40 mesas ganhou uma decoração temática diferente. Algumas ganharam peças finas de porcelana e prata, enquanto outras foram montadas com peças artesanais produzidas por alunos dos programas sociais de Praia Grande.

Entre as montagens feitas pela equipe dos programas da Secretaria de Promoção Social (sepros), uma das mesas foi inspirada no romantismo e decorada com pratos cor de rosa, bolinhos e peças de prata. Cada convidado tinha o seu nome escrito em uma plaquinha feita com chocolate.

A mesa dos Programas de Integração de Cidadania (PICs) foi baseada nos artesanatos das aulas das unidades. Arranjo feito com fibras de plantas, guardanapos confeccionados nas unidades e até as cadeiras tinham laços artesanais.

Já na mesa das professoras de artesanato, a inspiração veio do Natal. Peças em biscuit, guardanapos pintados à mão, e caixas decoradas preenchiam o espaço. Os anjos de tecido foram presos às cadeiras.

As alunas das unidades também ganharam uma mesa só pra elas. Flores feitas com fuxico, cobertura para jarras feitas em pedraria, toalha de mesa pintada manualmente e muito mais.

Uma mesa recebeu os representantes das unidades do Programa Conviver e do Lar São Francisco de Assis. A decoração seguiu o estilo “Black & White” com louças pretas, toalha e guardanapos brancos e um arranjo de flores brancas presas a um abajur listrado.

Vencedoras - A dedicação e a inspiração renderam frutos no concurso das mesas. No quesito Criatividade, a mesa da Grife Social ficou em primeiro lugar com o tema Halloween. Taças decoradas, arranjo com abóbora e cores fortes chamaram a atenção dos jurados.

Já no quesito Beleza, primeiro lugar para a mesa montada por Glória Bruno, baseada na natureza. A mesa tinha um pé de rosas como arranjo principal, enfeite de pássaro, borboletas e rosas naturais por todo o tampo. A louça utilizada foi no estilo antigo, em tons de rosa.

No quesito Originalidade, a vitória foi da mesa montada por Ana Dress, inspirada na França. Foram utilizadas louças nas cores da bandeira do País. A decoração,tinha até uma pequena réplica da Torre Eiffel no centro.
Confira a lista dos nomes das responsáveis pelas mesas ganhadoras vencedoras.

Criatividade
1º Iglete Farisco (Halloween)
2º Josy Maia (Romero Brito)
3º Renata Coralon (Londres)
Originalidade
1º Ana Dress (Paris)
2º Fernanda Medina (Clássico)
3º Alina Trindade (Outubro Rosa)
Beleza
1º Glória Bruno (Natureza)
2º Jussara El Khatib (Glamour)
3º Roberta Garcia (Rosas)

Balanço - A esposa do presidente do Rotary Club Forte Itaipu, Adriana Miranda, parabenizou a criatividade das convidadas na decoração das mesas. “As mesas ficaram lindas, cada uma mais bonita que a outra. A comissão julgadora teve muito trabalho para escolher os vencedores”.

A vice-prefeita de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, não só participou do evento, como também acompanhou de perto a decoração da mesa onde estava. Inspirada no mar, a composição tinha um aquário como destaque e até as convidadas foram vestidas de azul, para valorizar ainda mais o tema. “Quando soubemos da iniciativa, ficamos procurando mais informações sobre como seria. Pensamos nas praias de nossa Cidade e resolvemos fazer a decoração em alusão ao mar. Tudo aqui está muito bonito”, ressaltou.

De acordo com a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o evento foi maravilhoso. Houve uma aceitação muito grande por parte das convidadas e colaboradores que ajudaram na montagem das mesas. “Fiquei emocionada quando cheguei aqui hoje. As pessoas capricharam muito na decoração. Estou com muito orgulho das donas das mesas. Elas se superaram.”

Maruca também destacou a importância do evento para as causas sociais do Município. “Fico muito feliz que tanta gente tenha se dedicado ao Chá das Mesas. É muito importante que as pessoas abracem campanhas de cunho social, pois este encontro vai beneficiar muita gente.”

Toda a renda do Chá das Mesas será dividida entre o FSS e o Rotary Club e vai auxiliar aos atendidos pelos projetos das instituições.

Inspiração - Idealizado por Regina Célia Teodoro Siqueira, o “Chá das Mesas” acontece há cerca de quinze anos, em Santos, com o objetivo de ajudar instituições carentes.

De acordo com Regina, a ideia surgiu após uma exposição de mesas natalinas que viu em Pernambuco. Lá, haviam várias mesas decoradas e outra reservada para tomar o chá. Já em Santos, para arrecadar dinheiro para uma festa de Natal, resolveu criar o formato do Chá das Mesas, com a competição de decorações de mesas e desfile de modas. “Está tudo perfeito. Estou muito feliz com o trabalho de capricho e amor realizado aqui hoje. Praia Grande está de Parabéns”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.