Moradores do Caiçara e Maracanã discutem Saúde nos bairros

Evento faz parte do cronograma do Ação Integrada

Por Lorena Flosi | 25/9/2014

Moradores dos bairros Caiçara e Maracanã estiveram presentes na tarde da última terça-feira (23), na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, para conhecer os projetos da área para seus bairros. O evento, promovido pela Subsecretaria de Assuntos de Cidadania, faz parte do projeto Ação Integrada, que visa aproximar a Administração, através de reuniões regulares, com moradores e gestores municipais.

Durante o encontro, os presentes puderam conhecer o projeto de ampliação no atendimento da Unidade de Saúde da Família (Usafa) da região. Além de uma nova instalação, mais ampla e adequada ao atendimento da Usafa Caiçara, o bairro Maracanã ganhará uma nova Usafa, o que resultará na diminuição da espera para consultas.

“Serão duas unidades abrangendo uma região um pouco maior do que a Usafa Caiçara abrange hoje”, explica o assistente técnico da Atenção Básica de Sesap, Dr. Sergio Paulo Nascimento. “Com a reformulação, as atuais três equipes que atendem os mais de 19 mil pacientes dessa região serão ampliadas para sete. Além disso, o projeto prevê ainda melhora na climatização, agendamento eletrônico de consultas e exames e troca do mobiliário”, finaliza, destacando que as duas unidades já estão em construção.

Para o presidente da Sociedade Amigos Balneária Marambaia, que reúne moradores do Caiçara, a ação é muito importante. “Não conhecíamos os detalhes do projeto, e essa reunião foi muito esclarecedora. Hoje, contamos com mais de 60 membros, todos moradores do bairro, e com certeza a informação será multiplicada. Quero aproveitar e parabenizar a Prefeitura pela iniciativa do Ação Integrada. É um canal direto com a Administração, um espaço onde os moradores podem ser ouvidos, tirar suas dúvidas e colaborar para um melhor funcionamento dos serviços”.

Aproximação – Desde 2013, o Ação Integrada já promoveu mais de 70 reuniões entre munícipes e secretarias responsáveis pelos principais serviços públicos, como Educação, Saúde e Serviços Urbanos. O assistente legislativo da Subsecretaria de Ações de Cidadania, Danilo Liberato, destaca que o projeto vem crescendo: “Os moradores que participam da reunião vêem ali um canal aberto para suas sugestões, e percebem que elas realmente são analisadas e, muitas vezes, postas em prática. Assim, divulgam o projeto para outras pessoas, que também vêm participar. Hoje, o Ação Integrada tem ótima aceitação popular, e revela a visão certeira do prefeito Alberto Mourão, idealizador do projeto”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.