Ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente são destaques em Praia Grande

Cidade ganhou pela segunda vez o selo de certificação do Programa Município Verde Azul

6/1/2021

Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente. Essas são as principais ações sustentáveis e de preservação ao meio ambiente realizadas pela Prefeitura de Praia Grande nos últimos anos.

Por conta deste trabalho planejado e estruturado, a Cidade ganhou pela segunda vez o selo de Certificação Município Verde Azul, prêmio dado para os municípios líderes do ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA). A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Município encabeça as ações em solo praia-grandense.

Devido à pandemia causada pelo COVID-19, a entrega dos certificados aconteceu de forma digital no final do ano passado. Praia Grande ficou em 4 ª lugar na região e 66ª no ranking geral da colocação do PMVA. A Cidade recebeu a nota 84,63.

A interação entre as secretarias municipais e a organização dos relatórios para as fases de qualificação e certificação do programa também foram determinantes para o salto do Município no ranking.

PMVA - Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.