Cidadania visita Associação de Jiu-jitsu Zion, na Vila Sônia

No local, voluntários realizam um trabalho social com cerca de 80 crianças do bairro

Por Maria Souza | 4/2/2022

A Subsecretaria de Assuntos da Cidadania da Prefeitura de Praia Grande iniciou as visitas técnicas do ano em associações, ongs e entidades cadastradas no setor. Na tarde de quinta-feira (3), foi o dia de conhecer as instalações do Projeto de Jiu-jitsu Zion, que realiza um trabalho social com crianças e adolescentes do Bairro Vila Sônia. A entidade foi registrada recentemente na Cidadania e agradeceu a atenção que recebeu do setor.

O Jiu-jitsu é uma modalidade marcial e esporte de combate, desenvolvido no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada no mundo e a Associação promove aulas teóricas e práticas, com dicas de cidadania, respeito e disciplina, orientando meninos e meninas de todas as idades, no bairro Vila Sônia.

Atualmente o espaço conta com 5 professores, todos voluntários. Alguns, inclusive, iniciaram no Jiu-jitsu através da própria Associação. Esta semana, o Zion tem o que comemorar, dois membros foram classificados e estão se preparando para uma competição internacional: Italo Libanio e Leonardo Souza participarão do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, em Roma, na Itália, neste mês de fevereiro.

O projeto Zion surgiu da união de professores voluntários com o objetivo de ajudar a comunidade. O presidente, Sandoval Souza, agradeceu a visita da Cidadania e o suporte recebido pelo setor em todo processo de regularização. “Já realizamos o trabalho há 6 anos, mas era tudo informal, até que conhecemos a Cidadania, buscamos ajuda e fomos direcionados a regularizar a situação. Foi tudo rápido, sem burocracia, vocês foram facilitadores, nos apoiaram e auxiliaram em tudo. Agora, a Zion é devidamente cadastrada, conforme exige a legislação e com isso, queremos garantir a ampliação desse trabalho e ajudar cada vez mais crianças que tanto precisam de incentivo e esporte na vida. O Projeto Zion é uma ferramenta de transformação na vida das crianças e essa é minha motivação todos os dias”.

O vice-presidente, Rodrigo Mora Oliveira, falou sobre como a população pode ajudar na manutenção do espaço. “As aulas são gratuitas e para arcar com os custos de aluguel, luz, etc, contamos com contribuições voluntárias da população, de comerciantes e profissionais com doações e parcerias”.

A diretora e também professora, Alessandra Ferreira da Silva, destacou o quanto ela é feliz de poder contribuir com esse trabalho voluntário. “Eu me emociono aqui quase toda semana, recebemos depoimentos de mães de mudança no comportamento das crianças e isso é nossa maior recompensa”.

O subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, reafirmou na visita que a Cidadania está à disposição. “O Projeto é muito bonito, uma lição de vida. Muitas histórias de superação e integração da comunidade. A Cidadania da Prefeitura trabalha com essa missão de facilitar a regulamentação de entidades sérias como esta”.

Projeto - A associação Zion está localizada na Rua Ali Hussein Daychoum, n. 416, Vila Sônia. Saiba mais através das redes sociais @projetozionbjj/instagram e facebook.