Secretaria de Finanças disponibiliza novos serviços online no site da Prefeitura

Certidão negativa de débitos para imóveis novos pode ser solicitada no portal

Por Maria Souza | 1/6/2022

Os contribuintes de Praia Grande contam com mais um serviço no site da Prefeitura. Trata-se da solicitação da Certidão Negativa de Débitos para imóveis novos. Antes, o site disponibilizava a opção apenas para imóveis que já possuíam lançamento de IPTU. Para solicitar o documento de imóveis novos (recém construídos/ainda sem lançamento de IPTU), era preciso comparecer na Prefeitura.

Agora, basta acessar o portal www.praiagrande.sp.gov.br, clicar em “Serviços Online”, “Finanças”, e depois escolher a opção dentro da aba “Certidões”. Também existe a opção de solicitações via WhatsApp da Sefin (13-3496-2275). Pelo canal, será necessário apenas o preenchimento dos dados na conversa, sem a necessidade de anexar documentos em pdf ou imagem. Para solicitações de certidões por email, basta enviar o pedido para dividaativa2@praiagrande.sp.gov.br.

Com a opção de solicitação online, o requerente não precisará comprovar vínculo com o imóvel, uma vez que o lançamento será cadastrado para emissão de certidão através do site. Além disso, não será cobrada taxa (Para cada certidão feita de forma presencial é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 33,16).

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a novidade é mais uma ação da Sefin para desburocratizar os serviços municipais. “A Administração tem ampliado as opções de atendimento via site e essa certidão era uma reivindicação de munícipes que só conseguiam o documento vindo até o Paço. Com a opção de requerer pelo portal, por email ou mesmo via WhatsApp, o munícipe pode resolver de forma rápida e sem burocracia. Sem dúvidas, o novo procedimento vai facilitar para o munícipe e para o setor imobiliário, que geralmente necessita da certidão para as transações financeiras e isso pode refletir positivamente na economia da Cidade”.

Para o pedido da certidão, é necessário apresentar os seguintes documentos: lançamento de origem, unidade para emissão de certidão, nome do requerente, documento de identificação (RG e CPF), telefone e email.

Atendimento – Quem deseja pedir a certidão presencialmente, basta procurar a Secretaria de Finanças, no andar térreo no Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim).