Prefeitura prepara instalação de totens de autoatendimento nos terminais rodoviários

Objetivo é disponibilizar serviços em outros espaços públicos

Por Maria Souza | 2/6/2022

Com o objetivo de descentralizar os atendimentos do Paço Municipal e disponibilizar serviços de Finanças em outros espaços públicos, a Prefeitura de Praia Grande prepara a instalação de totens de autoatendimento do projeto “PG Online” nos terminais rodoviários da Cidade. Uma visita técnica no Terminal Tude Bastos ocorreu nesta quarta-feira (1º) e contou com representantes das Secretarias de Finanças, Transportes e Planejamento. A previsão é que os equipamentos sejam instalados no local ainda neste mês de junho.

Os totens são modernos equipamentos e já reforçam o trabalho de autoatendimento no Paço Municipal desde o ano passado. Os dois terminais da Cidade, Tude Bastos (Av. do Trabalhador, 2, Sítio do Campo) e Tatico (Av. Moises Cardoso d’Oliveira, s/n, Mirim), receberão os equipamentos, que funcionarão em horário estendido, inclusive nos fins de semana. Nos primeiros dias, um servidor estará à disposição no local para orientar os munícipes.

Através dos totens “PG Online”, munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como 2ª via de IPTU, 2ª via COSIP, certidão negativa ou positiva de débitos imobiliários, certidão valor venal, extratos de débitos imobiliários e diversos serviços relacionados a empresas, autônomos, feirantes e ambulantes.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, destacou que o atendimento “PG Online” tem dado bons resultados desde que foi implantado. “Muitos procuram a Prefeitura para resolver seus problemas e utilizam os totens com muita facilidade e agilidade. Por isso, surgiu a ideia de ampliar espaços com esses equipamentos. O Poupatempo foi o primeiro local fora da Prefeitura a disponibilizar esse serviço e os terminais vão reforçar esse trabalho. A opção é estratégica, já que cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente nos locais. Em breve, essas pessoas poderão resolver serviços municipais de finanças dos próprios terminais”.

O secretário de Transportes, Leandro Avelino, reforçou que com a instalação dos totens de atendimento nos terminais, a intenção da Administração praia-grandense é descentralizar e facilitar o acesso dos serviços públicos aos contribuintes.