Prefeitura de Praia Grande participará do 1º Encontro Regional Indústria Porto

Cidade terá representante em um dos painéis programados pela organização do evento

Por Pedro Sbravatti | 4/11/2022

A Prefeitura de Praia Grande participará do 1º Encontro Regional Indústria Porto. O evento, que tem como objetivo desenvolver o enorme potencial econômico da Baixada Santista e a necessidade de unir o setor da indústria ao Porto de Santos, ocorrerá na terça-feira (8), a partir das 13 horas, no Parque Balneário Hotel, em Santos. A prefeita de Praia Grande e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Raquel Chini, fará a abertura e participará do 2º painel.

A programação da 1ª edição do evento já está definida. Praia Grande participará do painel de debate com a temática ‘Oportunidades’. De acordo com o cronograma, a discussão está marcada para às 16h15 e terá como foco ‘como aproveitar a Região para ampliação da atividade industrial em conexão com a logística de produção’.

“Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado no desenvolvimento econômico, fruto de investimentos da Administração Municipal em infraestrutura, mobilidade urbana, oferta de serviços públicos e ações de promoção à qualidade de vida. O Município tem ótimas perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores. É importante para a Cidade fazer parte desse tipo de evento como o 1º Encontro Regional Indústria Porto. São oportunidades para discutirmos de forma metropolitana temas importantes como este”, comentou a prefeita praiagrandense, Raquel Chini.

Complexo Andaraguá - Praia Grande, que já é uma referência econômica regional, pode ampliar a sua posição de destaque nos próximos anos. Isso porque devem ser retomadas em breve as obras do Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá, um megaempreendimento que deve gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. Serão mais de 200 empresas de diversos segmentos não poluentes em um local onde possam ter acesso fácil às importações e exportações. Trata-se de uma nova atividade para a Região e que poderá agregar valores também a atividade portuária.

O empreendimento fica no Bairro Andaraguá, que foi escolhido por sua localização estratégica, à beira de uma rodovia e próximo de uma linha férrea, distante apenas 17 quilômetros do Porto de Santos. O aeródromo é financiando pela empresa ICIPAR e trará pouco impacto a população local.

Dados – O terreno tem 12 milhões de metros quadrados. Deste total, 70% deve ser preservado e 30% destinado à construção. Estão previstos mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local.

Site – Informações sobre o 1º Encontro Regional Indústria Porto estão disponíveis no site oficial do evento: www.encontroindustriaporto.com.br. As inscrições ainda estão abertas e devem ser efetuadas através também do endereço eletrônico.