GCM descobre desmanche de motos durante patrulhamento no Bairro Esmeralda

Duas motos e 14 tanques de motocicletas foram encontrados em uma casa

Por Ludmila Pilipavicius | 4/1/2023

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande descobriu um desmanche de motos em uma residência localizada no Bairro Esmeralda durante um patrulhamento pelo Bairro. Um homem suspeito entrou no imóvel para fugir da equipe, que acabou localizando duas motos e 14 tanques de motocicletas no local.

Na madrugada desta quarta-feira (04), uma equipe da Romu (Rondas Ostensivas Municipais estava em patrulhamento preventivo pela Rua D’Escragnolle Taunay quando cruzou com uma motocicleta em alta velocidade e com a placa levantada, o que despertou suspeitas no guardas.

Para averiguar a situação, a equipe passou a acompanhar o veículo, inclusive emitindo sinais sonoros e luminosos da viatura para que o condutor parasse, o que não aconteceu.

Em seguida, o condutor entrou na Rua Joaquim Osório Duque Estrada, e em frente a uma casa largou a moto na calçada e entrou correndo pelo corredor do imóvel. Os guardas acessaram o local, porém o suspeito pulou o muro dos fundos e conseguiu fugir.

Em vistoria no imóvel a equipe localizou outra motocicleta e 14 tanques de motos escondidos em um quarto. Ao realizar pesquisa dos emplacamentos, foi constatado que tanto a moto utilizada na fuga quanto a moto encontrada no imóvel eram produtos de crime no dia 2 de janeiro de 2023.

Diante das suspeitas de que o local se tratava de um desmanche de motos, os guardas fizeram a apreensão do material e encaminharam a ocorrência até a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi registrada pelo delegado de plantão.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com cerca de 390 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

Um novo concurso para ampliar o efetivo da GCM está em andamento e ainda no início do ano mais 170 guardas passarão a integrar a corporação. O aumento do efetivo e os investimentos em equipamentos fazem parte do plano de governo da prefeita Raquel Chini.