Moradores de PG podem continuar emitindo 2ª Via do IPTU e demais tributos de 2022

Débitos do ano passado podem ser acessados no site até o dia 30 de janeiro

Por Maria Souza | 12/1/2023

Contribuintes de Praia Grande com débitos do ano de 2022 podem continuar emitindo a 2ª via dos tributos municipais. Os débitos do IPTU e de tributos do mobiliário (feiras, bancas de jornais, ambulantes, empresas) do ano passado podem ser acessados até o dia 30 de janeiro. Após isso, serão inscritos em dívida ativa e só será possível pagar através de planos de regularização.

Para disponibilizar os tributos de 2022 durante todo o mês de janeiro, a Secretaria de Finanças mudou a sistemática do site. Até o ano passado, só era possível acessar, em janeiro, a última parcela do ano e até 30 dias após o vencimento dela. Por exemplo, para um carnê de IPTU que vencia dia 8/12, a 2º via só podia ser acessada até o dia 7 de janeiro. Após esse período as pessoas procuravam a Prefeitura para retirar segunda via para pagamento e não conseguiam, pois o sistema já estava fechado, e era preciso esperar inscrever o débito em dívida ativa.

Para imprimir a segunda via, basta acessar o site oficial da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) e procurar a área “Serviços Online” > “Finanças” > “Segunda via” > Emissão de 2ª Via de IPTU 2022. Ou acessar direto o banner da home “Serviços online – 2ª via IPTU”. Para ter acesso ao carnê é necessário preencher o campo “lançamento”, o número está disponível nos carnês antigos.

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, com a mudança, contribuintes podem tirar segunda via de todas as parcelas do ano 2022 até dia 30 janeiro, mesmo em atraso e com incidência de juros. “Com isso, as pessoas ganharam mais tempo para regularizarem a parcela em aberto sem que seja inscrito em dívida ativa e, consequentemente, tenha aumento dos encargos que encareceria ainda mais a dívida. Em resumo, não haverá lacuna no sistema. Até dia 30 a segunda via e depois disso, bloqueio do sistema e inclusão dos débitos em dívida ativa para os planos de parcelamento ou até pagamento à vista”.