Alunos vivenciam a cultura circense com o projeto Equilibrando

Cia de Artes Tribus conduziu atividades realizadas na EM Cidade da Criança

Por Daniel Elias | 9/2/2023

A arte circense modificou a rotina escolar da EM Cidade da Criança, situada no Bairro Cidade da Criança. Nesta quarta-feira (8), os alunos vivenciaram diferentes modalidades, como acrobacia e malabares, e também assistiram a uma apresentação final. A iniciativa faz parte do projeto Equilibrando, desenvolvida pela Companhia de Artes Tribus. A atividade fez parte do cronograma de ações da unidade para recepcionar os estudantes na primeira semana de aulas.

Durante as atividades, os alunos participaram de três oficinas em formato de rodízio. Acompanhado dos instrutores, as crianças vivenciaram práticas como malabares, circo aéreo e acrobacia de solo que ocorria de forma simultânea. Após participarem destas ações, caracterizados e com aparelhos de malabarismo, os estudantes desenvolveram uma performance para convidar a comunidade a acompanhar a apresentação final de circo realizada pela Cia Tribus.

No espetáculo, os instrutores e artistas da trupe fizeram diferentes performances circenses. Em uma delas, o aluno Bruno Rodrigues de Lima, 12 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental, participou ao lado de colegas da unidade. O grupo ficou no meio enquanto dois malabares jogavam as valises um para o outro. “Foi muito legal o dia de hoje. Participei das oficinas e ainda do espetáculo de circo”, afirmou.

O Equilibrando tem como objetivo aproximar o universo do circo das crianças, permitindo que vivam algumas experiências relativas a arte. De acordo com o coordenador do projeto, Gustavo Rolim, a iniciativa trabalha com a temática de forma prática, lúdica e pedagógica. “Queremos que se sintam como artistas de circo. Mais que ensinar e dar acesso a essa arte milenar, o buscamos criar uma imersão nesse universo e engajar cada participante a ser um apreciador e difusor desta arte”.