Jornada Pedagógica promove troca de experiências entre professores
Nos dois dias de atividades, docentes compartilharam práticas exitosas
Por Daniel Elias | 24/2/2023

Sair da rotina da escola, trocar experiências ao mesmo tempo em que reflete sobre como fazer diferente em sala de aula. Bem mais que capacitação, a 13ª edição da Jornada Pedagógica ganha a cada edição uma nova vertente ao permitir que os cerca de 2 mil educadores da rede municipal de Ensino de Praia Grande evoluam de forma coletiva. Esse foi o resultado dos dois dias de eventos realizados na quinta e sexta-feira (23 e 24), com apresentações de palestras, oficinas e peça teatral.
Para promover essas partilhas, a Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação (Seduc) dividiu o evento em dois momentos. No primeiro dia, os professores acompanharam as atividades apresentadas no Palácio das Artes. Fracionados em quatro grupos, os docentes assistiram a palestra sobre a Google For Education, ministrada pelos especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira, Guilherme Marques e Paulo Henrique.
A palestra trouxe informações sobre o que preconiza a Lei n° 14.533/2023, que instituiu Política Nacional de Educação Digital (PNED). Diferentemente do que muitos pensam, ensinar computação não se restringe em o aluno aprender a manusear os equipamentos (tablete, chromebooks e computador). “Mas sim em ter autonomia, produzindo conteúdo e aprendizado por meio dos programas, aplicativos e demais funcionalidades”, afirmou Jucineia de Oliveira.
Como exemplo, o trio apresentou ferramentas ao público como o aplicativo Wordwall que permite aos professores gamificarem os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Outro ponto compartilhado com os docentes foi a versão gratuita do Canvas Educação. Os educadores que fizerem cadastro no site, com a inserção do comprovante de renda, ganham acesso às ferramentas sem pagar mensalidades.
Experiência – Enquanto alguns professores assistiram à palestra da Google For Education, em duas sessões, um outro grupo de docentes teve a oportunidade de acompanhar a apresentação da peça teatral Romeu e Julieta. O clássico escrito por Willian Shakespeare foi encenado por alunos do Grupo de Teatro Amador Estudantil da EM Governador Orestes Quércia.
As duas sessões marcaram a estreia do grupo no palco do Teatro Serafim Gonzalez, situado no Palácio das Artes. Anteriormente, os estudantes apresentaram a peça para pais, alunos e comunidade na sala de leitura da EM Orestes Quércia. Comandado pelo professor de língua portuguesa, Demétrius Goldstein Guedes, o espetáculo serviu como exemplo prático para os educadores que assistiram a encenação.
Troca – Já nesta sexta-feira (24), ocorreram as trocas de experiências entre os professores. Cada um dos docentes assistiu a duas oficinas apresentadas por educadores que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Os encontros foram realizados nas EMs Governador Orestes Quércia e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situadas respectivamente nos bairros Mirim e Sítio do Campo.
Ao todo, foram compartilhadas 28 práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao longo de 2022. Ao final de cada apresentação, os docentes que assistiram às oficinas votaram dando pontos ao que acabaram de acompanhar. Os dez melhores se tornam vencedores do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. A premiação ocorre em evento a ser realizado no final do ano.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou os dois dias de evento na parte da manhã. Para a titular da pasta, a Jornada Pedagógica permite que os docentes tenham a oportunidade de ver a prática de outros profissionais que atuam na mesma rede. “E essa troca permite para cada professor avaliar o que foi proposto, analisar com a sua realidade e colocar em prática de acordo com a rotina de aula”.
Jornada – Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade.
Para promover essas partilhas, a Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação (Seduc) dividiu o evento em dois momentos. No primeiro dia, os professores acompanharam as atividades apresentadas no Palácio das Artes. Fracionados em quatro grupos, os docentes assistiram a palestra sobre a Google For Education, ministrada pelos especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira, Guilherme Marques e Paulo Henrique.
A palestra trouxe informações sobre o que preconiza a Lei n° 14.533/2023, que instituiu Política Nacional de Educação Digital (PNED). Diferentemente do que muitos pensam, ensinar computação não se restringe em o aluno aprender a manusear os equipamentos (tablete, chromebooks e computador). “Mas sim em ter autonomia, produzindo conteúdo e aprendizado por meio dos programas, aplicativos e demais funcionalidades”, afirmou Jucineia de Oliveira.
Como exemplo, o trio apresentou ferramentas ao público como o aplicativo Wordwall que permite aos professores gamificarem os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Outro ponto compartilhado com os docentes foi a versão gratuita do Canvas Educação. Os educadores que fizerem cadastro no site, com a inserção do comprovante de renda, ganham acesso às ferramentas sem pagar mensalidades.
Experiência – Enquanto alguns professores assistiram à palestra da Google For Education, em duas sessões, um outro grupo de docentes teve a oportunidade de acompanhar a apresentação da peça teatral Romeu e Julieta. O clássico escrito por Willian Shakespeare foi encenado por alunos do Grupo de Teatro Amador Estudantil da EM Governador Orestes Quércia.
As duas sessões marcaram a estreia do grupo no palco do Teatro Serafim Gonzalez, situado no Palácio das Artes. Anteriormente, os estudantes apresentaram a peça para pais, alunos e comunidade na sala de leitura da EM Orestes Quércia. Comandado pelo professor de língua portuguesa, Demétrius Goldstein Guedes, o espetáculo serviu como exemplo prático para os educadores que assistiram a encenação.
Troca – Já nesta sexta-feira (24), ocorreram as trocas de experiências entre os professores. Cada um dos docentes assistiu a duas oficinas apresentadas por educadores que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Os encontros foram realizados nas EMs Governador Orestes Quércia e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situadas respectivamente nos bairros Mirim e Sítio do Campo.
Ao todo, foram compartilhadas 28 práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao longo de 2022. Ao final de cada apresentação, os docentes que assistiram às oficinas votaram dando pontos ao que acabaram de acompanhar. Os dez melhores se tornam vencedores do Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. A premiação ocorre em evento a ser realizado no final do ano.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou os dois dias de evento na parte da manhã. Para a titular da pasta, a Jornada Pedagógica permite que os docentes tenham a oportunidade de ver a prática de outros profissionais que atuam na mesma rede. “E essa troca permite para cada professor avaliar o que foi proposto, analisar com a sua realidade e colocar em prática de acordo com a rotina de aula”.
Jornada – Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade.