PICs e Cafes são opções de lazer, renda, esporte e cultura para a população de PG

Prefeita da Cidade, Raquel Chini, visitou unidades sociais nesta semana

Por Luciano Agemiro | 15/6/2023

Quem gosta de atividades manuais, esportivas, culturais e de lazer ou ainda está em busca de uma renda extra, pode aproveitar umas das vagas disponibilizadas nas diversas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e dos Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) de Praia Grande. Entre as opções, cursos artesanatos, caratê, balé, jazz e muito mais.

As unidades foram criadas pela Secretaria de Assistência Social (Seas) de Praia Grande em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Cidade. Os locais têm como principal objetivo funcionarem como espaços abertos à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Milhares de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades.

Ao longo desta semana, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, visitou dois PICs, nos bairros Melvi e Anhanguera. Em ambos os locais, Raquel acompanhou as aulas que aconteciam nas unidades, interagiu com os alunos e conheceu de perto as histórias de várias pessoas.

“Falei com gente que chegou há pouco tempo na Cidade e já se encontrou nesse serviço que dá tanta oportunidade aos moradores. Um trabalho tão bem feito pela Assistência Social do Município ao longo das últimas décadas. Adorei costurar, ver a aula de pintura e todas as atividades que são desenvolvidas neste serviço”, destacou a prefeita.

A visita da prefeita foi na companhia da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. “Quando criamos estas unidades tínhamos a ideia de que fossem um lugar para conversar, conhecer os vizinhos e se entrosar. Isso ficou muito maior, hoje são praticamente polos de mudança de vida e capacitação”, disse a presidente.

Inscrições - Para participar basta ir a uma das unidades e verificar a grade de cursos disponíveis. É preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de residência, cartão da Usafa, comprovante de esquema vacinal contra a covid-19. Menores precisam de acompanhamento e autorização dos pais ou responsáveis e uma declaração de escolaridade. Os cursos esportivos também necessitam de atestado, independentemente da idade.

Confira a relação de unidades:

- PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real. O telefone é 3473-66230;
- Cafe Dr. Sérgio Mainente (Rua Ana Pereira de França, nº 295, no Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070);
- PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/nº, Bairro Quietude. Telefone de contato 3496-5063);
- PIC Melvi (Rua Heleny Rosa, nº 114, no Bairro Melvi. O telefone de contato é 3496-5064);
- PIC Vila Alice (Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, no Bairro Anhanguera. O telefone de contato é 3496-5067;
- Cafe Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/nº, no Bairro Vila Sônia);
- PIC Sítio do Campo (A unidade fica dentro do Parque da Cidade, na Rua José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. O Telefone é 3496-5065).