Seduc promove 1ª Formação de Aprimoramento em LIBRAS
Doani Bertan conversa com profissionais da Seduc sobre temática
Por Daniel Elias | 31/7/2023

Aprimorar a qualidade do atendimento oferecido aos alunos com Deficiência Auditiva (DA) e Deficiência do Processamento Auditivo Central (DPAC). Essa foi a finalidade da 1ª Formação de Aprofundamento em LIBRAS, realizada na última sexta-feira (28). A capacitação foi ministrada por Doani Emanuela Bertan, fundadora do canal Sala 8, no Youtube, e uma das dez professoras indicadas, no ano de 2020, ao Global Teacher Prize, conhecido como o Nobel da Educação.
A formação foi promovida pela Coordenadoria de Educação Especial e ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Participaram da capacitação professores interlocutores e docentes que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Deficiência Auditiva e de Língua Portuguesa para Surdos. Atualmente, os educadores atendem a 78 alunos matriculados na rede com DA e DPAC.
De acordo com a diretora da Coordenadoria, Lara Arengui, a formação foi um pedido feito pelos profissionais da área. “No início do ano, fizemos um levantamento junto dos professores especialistas de como poderíamos ampliar e melhorar o suporte que é oferecido. Uma das sugestões, foi a realização da formação direcionada ao atendimento. Neste contexto, encontramos Doani Bertan que é referência no ensino de LIBRAS no Brasil”.
Durante a roda de conversas, a palestrante destacou a necessidade de o aluno com DA e DPAC se sentir pertencente ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, segundo Doani Bertan, a melhor forma de promover a inclusão do estudante é por meio da interação entre ele e os demais colegas da turma. “Adotar mecanismos que chamem a atenção deste aluno é a grande chave. Ele precisa entender que faz parte do processo”, afirmou.
Além de transmitir experiências e estratégias para o ensino de LIBRAS, Doani Bertan trouxe reflexões a respeito da educação da pessoa surda. Neste sentido, a palestrante abriu espaço para os participantes compartilharem o que vivenciam na rotina escolar. “Precisamos entender que, por vezes, o convívio entre eles é mais significativo que o aprendizado exclusivo de conteúdo. Neste contexto, traçamos estratégias”, pontuou a palestrante.
A formação foi promovida pela Coordenadoria de Educação Especial e ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Participaram da capacitação professores interlocutores e docentes que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Deficiência Auditiva e de Língua Portuguesa para Surdos. Atualmente, os educadores atendem a 78 alunos matriculados na rede com DA e DPAC.
De acordo com a diretora da Coordenadoria, Lara Arengui, a formação foi um pedido feito pelos profissionais da área. “No início do ano, fizemos um levantamento junto dos professores especialistas de como poderíamos ampliar e melhorar o suporte que é oferecido. Uma das sugestões, foi a realização da formação direcionada ao atendimento. Neste contexto, encontramos Doani Bertan que é referência no ensino de LIBRAS no Brasil”.
Durante a roda de conversas, a palestrante destacou a necessidade de o aluno com DA e DPAC se sentir pertencente ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, segundo Doani Bertan, a melhor forma de promover a inclusão do estudante é por meio da interação entre ele e os demais colegas da turma. “Adotar mecanismos que chamem a atenção deste aluno é a grande chave. Ele precisa entender que faz parte do processo”, afirmou.
Além de transmitir experiências e estratégias para o ensino de LIBRAS, Doani Bertan trouxe reflexões a respeito da educação da pessoa surda. Neste sentido, a palestrante abriu espaço para os participantes compartilharem o que vivenciam na rotina escolar. “Precisamos entender que, por vezes, o convívio entre eles é mais significativo que o aprendizado exclusivo de conteúdo. Neste contexto, traçamos estratégias”, pontuou a palestrante.