Romu passa por treinamento de Intervenção contra Agressor Ativo com policiais do GOE

Integrantes do grupamento tiveram aulas teóricas e práticas

Por Ludmila Pilipavicius | 3/8/2023

Integrantes do grupamento de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, participaram nesta terça-feira (01) do curso de Intervenção Contra Agressor Ativo, ministrado por investigadores do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil. O treinamento contou com conteúdo teórico e prático, incluindo simulação de invasão a um ambiente fechado.

O principal objetivo do treinamento foi fornecer aos integrantes do grupamento, que é considerado a tropa de elite da corporação praia-grandense, técnicas de enfrentamento a agressores ativos, denominação utilizada atualmente pelas forças policiais para definir alguém que usa a violência para atacar pessoas em um local público ou privado.

De acordo com o investigador chefe do GOE, Marcelo Varella, responsável pelo treinamento, essa foi a primeira vez que o curso foi ministrado a guardas civis municipais, o que demonstra o comprometimento e interesse da corporação em aprimorar o serviço. “Foi muito bom ver esse interesse da GCM de Praia Grande, principalmente porque em uma ocorrência em que haja a necessidade desse tipo de atuação geralmente quem faz o primeiro atendimento é a GCM. Isso facilita o trabalho e dá uma garantia maior de êxito na ação”.

O curso foi realizado na Escola de Educação Ambiental, localizada no Portinho, onde também fica a sede da Guarda Ambiental e do Canil da GCM. No estacionamento, viaturas foram estacionadas de forma a simular um ambiente fechado, como uma casa ou um equipamento público. Divididos em grupos de três, os guardas repetiam as técnicas, simulando portas fechadas e abertas, invasores armados e escondidos, entre outras situações.

Para o inspetor-chefe Souza Santos, esta foi uma oportunidade diferenciada, já que o GOE é uma unidade especializada para atuar em ações como gerenciamento de crises e incursões em áreas de risco. “Foi uma troca de experiências muito boa, pois a Romu também tem uma atuação diferenciada dentro da GCM e esse aprimoramento é fundamental para nosso trabalho”.

Referência - Atualmente, cerca de 380 homens e mulheres integram a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, que é referência na área de segurança não só na região, mas também pelo País.

Em breve, a corporação passará a contar com quase 500 integrantes, graças ao concurso público que está em andamento, já na última fase. O aumento do efetivo da GCM faz parte das metas do plano de governo da prefeita Raquel Chini e busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas.