Aposentados e pensionistas do FPGPrev já podem fazer a prova de vida on-line

Cidade está entre as primeiras do país a integrar seu sistema com a plataforma Gov.Br

Por Aline Gomes | 3/8/2023

Os servidores municipais aposentados e também os pensionistas do FPGPrev (Fundo Previdenciário dos Serviços Públicos de Praia Grande) já podem realizar a prova de vida anual obrigatória de maneira digital. A Prefeitura de Praia Grande está entre as primeiras do país a integrar seu sistema com a plataforma do Governo Federal Gov.Br e proporcionar aos aposentados e pensionistas do FPGPrev) a prova de vida on-line.

A Secretaria de Finanças (Sefin), gestora do FPGPrev e a Secretaria de Planejamento (Seplan) trabalharam em conjunto para possibilitar essa comodidade aos servidores aposentados e pensionistas. “Nosso objetivo é disponibilizar cada vez mais serviços digitais, proporcionando comodidade e segurança aos nossos aposentados e pensionistas que não vão mais ser obrigados a irem pessoalmente até a sede do FPGPrev. A Seplan viabilizou, através de sua equipe, a integração dos sistemas e graças a isso conseguimos oferecer esse serviço pioneiro em todo o país”, destaca o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

A prova de vida digital deve ser feita anualmente no mês de aniversário do aposentado ou pensionista e aquele que perder o prazo deve entrar em contato o mais rápido possível com o FPGPrev para regularizar a situação, a fim de não correr o risco de ter seu benefício cortado. “Quando a prova de vida não é realizada no mês de aniversário, é necessário entrar em contato com o FPGPrev, preencher um formulário e levar até a sede do Fundo”, destaca o secretário de Finanças. Ele explica ainda que, neste caso, o aposentado ou pensionista pode mandar uma mensagem pelo Whatsapp para receber o formulário em seu celular ou ainda comparecer presencialmente. O servidor pode acompanhar todo o processo da Prova de Vida Digital dentro do site da prefeitura, através de seu login de usuário.

A Secretaria de Finanças confeccionou uma cartilha com todas as instruções necessárias para a utilização do aplicativo Gov.Br. Aqueles que quiserem acesso à cartilha poderão solicitar através do Whatsapp da Prefeitura (13) 3496-2000, digitando a opção 1 (Finanças) e depois a opção 9 (FPGPrev (Fundo Previdenciário dos Serviços Públicos de Praia Grande) e, na sequência digitar a opção 2 (Serviços Disponíveis) e seguir as demais instruções que vão aparecer na tela. Em breve a cartilha estará disponível também no site da Prefeitura www.praiagrande.sp.gov.br, basta clicar na área do Servidor e, na sequência, em Prova de Vida Digital.

Modernização Tecnológica- A Prefeitura de Praia Grande disponibiliza importantes recursos de acesso a serviços por meio de integração com a plataforma Gov.br, que conta com serviços públicos digitais de forma totalmente gratuita. A medida busca facilitar ainda mais a vida dos cidadãos e também garantir maior segurança no acesso a determinados serviços.
Através do aplicativo do Gov.br, aqueles que possuem conta prata ou ouro poderão fazer o procedimento sem precisar sair de casa. Para realizar o serviço, basta capturar uma foto do rosto utilizando a câmera do celular, permitindo que o aplicativo realize o reconhecimento facial em tempo real.

Outro serviço que será oferecido ainda este ano é a Assinatura Digital, voltada aos serviços onde há necessidade de que a identidade do cidadão seja comprovada por meio de certificação eletrônica. O primeiro sistema com esta nova funcionalidade será o de requerimento de autônomos da Secretaria de Finanças (Sefin).

O objetivo da Administração é ampliar esse acesso a outros serviços futuramente. A medida faz parte da política de transformação digital e modernização do Município de Praia Grande, que vem investindo em tecnologias para aprimorar a gestão pública e facilitar o acesso aos serviços pelos cidadãos. A prefeita Raquel Chini comenta a importância da modernização tecnológica na Cidade. “A Prefeitura está evoluindo muito em recursos tecnológicos, o que facilita a vida de nossos munícipes, com menos burocracia e mais agilidade”, destacou.

Site – O site da Prefeitura passou, recentemente, por uma reformulação também com o objetivo de facilitar a navegação dos usuários e, consequentemente, aprimorar o atendimento oferecido aos munícipes.