Idosos da Cidade de Macedônia conhecem Programa Conviver

Grupo viajou do interior de SP para conhecer as praias e serviços de PG

Por Luciano Agemiro | 21/8/2023

Cerca de 50 idosos do Município de Macedônia, no Interior de São Paulo, conheceram as instalações do Programa Conviver, em Praia Grande. O grupo veio conhecer a Cidade e integrar os idosos atendidos nas ações voltadas à Melhor Idade. O passeio incluiu vista à praia, local onde alguns estiveram pela primeira vez.

O Município de Macedônia está localizado na porção Oeste do Estado de São Paulo, próximo à região de São José do Rio Preto, a 660 km de Praia Grande e tem cerca de 5 mil habitantes. Os idosos deixaram a Cidade na noite de domingo (20) e chegaram em Praia Grande pela manhã da segunda-feira (21) e foram para a praia, onde alguns tiveram acesso ao mar pela primeira vez.

A aposentada Edna de Fátima Saves dos Santos, de 60 anos, foi uma dessas pessoas que ainda não conheciam o mar. “É imenso, parece que não tem fim. Já tinham me falado que a água era salgada, mas eu não imaginava que era tanto. A praia é linda, a gente distrai a cabeça, relaxa, adorei”.

Quem também se surpreendeu com o mar foi a aposentada Maria Rosa de Lima, de 62 anos, que participa das atividades no centro dos idosos em Macedônia. “O mar é do jeitinho que eu imaginava. Minha neta pediu para eu levar um pouquinho de água do mar para ela saber como é. Vou levar”.

No Conviver Guilhermina, o grupo conheceu o serviço que completa 30 anos em setembro e realizou uma aula de ginástica com o professor da unidade. Em seguida confraternizaram, com um café da tarde com os frequentadores da unidade.

O prefeito da Cidade de Macedônia, Reginaldo Eloy Marcomimi dos Reis, acompanhou o grupo na viagem ao Litoral e destacou o trabalho realizado com os idosos no Município do Interior Paulista. “Nosso foco é estimular a mobilidade, levar atividade física para a vida deles”.

“Aqui em Praia Grande vocês tem uma estrutura muito boa. Com várias instalações, até pela quantidade de pessoas que a Cidade tem. Diferente da realidade daqui, nossa cidade tem como foco a produção agrícola e a maioria dos nossos idosos são ex-trabalhadores do campo, muito ativos e com muita alegria para estes passeios”.

Segundo o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, a integração entre as cidades é muito importante. “Além da ação social que esta integração permite, é também uma ação de turismo. Mais pessoas conhecem nossa realidade e podem vir nos visitar, com suas famílias e amigos”.


Atendimento - Ao longo de todo o ano, as oito unidades do Programa Conviver oferecem atividades esportivas, culturais e de lazer aos maiores de 50 anos. Entre as atrações, aulas de diversos tipos de dança, ginástica, bordados, jogos de mesa, canto coral e muito mais. Homens e mulheres podem aproveitar.

Bairros - As unidades do Conviver estão localizadas nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5038.

Referência - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.