Gincana Verde promove terceira ação de reconhecimento por merecimento

Cerca de mil alunos participaram de ações no Departamento de Educação Ambiental

Por Daniel Elias | 22/9/2023

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) promoveu a terceira ação de reconhecimento por merecimento como parte da programação da Gincana Verde nas Escolas Municipais. Cerca de mil alunos das unidades de ensino participaram de atividades promovidas no DEA ao longo da semana. O grupo foi selecionado pelo desempenho dentro da competição estudantil, conforme índice de economia de energia elétrica.

Os alunos são oriundos de diferentes escolas da rede municipal de ensino e pertencem as turmas da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Uma vez no Educação Ambiental, os estudantes foram divididos em dois grupos para participarem do circuito de atividades. A ação teve como objetivo fazer com que os pequenos aprendessem de forma prática e divertida questões relativas ao consumo de energia.

Um dos pontos ensinados para os alunos diz respeito aos tipos de energia mais comuns no Brasil. O principal ainda é a gerada pelas usinas hidrelétricas. Outras duas formas de obtenção de eletricidade apresentadas para os estudantes são a eólica e a solar. Os participantes ainda conheceram qual o caminho percorrido pela energia até chegar para o consumo final na residência.

Para tornar o aprendizado mais divertido, após assistir à apresentação, os alunos participam de um quizz. Trata-se de um game com perguntas e respostas para que coloquem o conhecimento em prática. “Nas outras duas ações que fizemos privilegiamos o desempenho da unidade de ensino. Desta vez, premiamos os alunos com melhor índice de economia”, destacou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.

Incentivo – Essa foi a terceira ação de reconhecimento por merecimento organizada durante a realização da Gincana Verde das Escolas Municipais. Trata-se de uma novidade trazida para a edição deste ano para fomentar a participação de alunos e escolas na competição. “Foi uma ação que adotamos para motivar ainda mais o envolvimento. Já estamos com uma adesão acima do que foi na edição do ano passado”, afirmou Eliane Queiroz.

A primeira ação de reconhecimento por merecimento foi realizada em 26 de junho. Na ocasião, o destaque ficou para a EM Vereador Valter Salerno, situada no Bairro Ocian, que foi premiada por ser a unidade de ensino com maior número de alunos participantes até aquele momento. Como prêmio, um grupo de estudantes visitou o Departamento de Educação Ambiental e ganhou uma composteira.

No dia 31 de agosto, foi a vez da EM Ícaro Batista Cardoso, situada no Bairro Boqueirão, ser condecorada com a segunda ação de reconhecimento por merecimento da Gincana Verde. A unidade de ensino foi recompensada por reduzir o consumo de quilowatts hora na conta de luz. Como prêmio, além de a escola ganhar uma composteira, cerca de 30 alunos conheceram as dependências da Fortaleza de Itaipu. Fora da visita, a Associação de Pais e Mestres (APM) da EM Ícaro Cardoso recebeu a doação de uma bicicleta.

Conscientização – A Gincana Verde reúne os mais de 56 mil estudantes das 78 escolas da rede municipal de ensino. A competição tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de colocar em prática ações sustentáveis para preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Neste ano, a Gincana Verde terá como tema central ‘Use a energia com mais eficiência’. Serão trabalhados objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): Educação de Qualidade, Água Limpa e Saneamento, Energias Renováveis, Cidades e Comunidades Sustentáveis e ainda Consumo Responsável. Os alunos e as escolas terão que desenvolver medidas sustentáveis em torno dessa temática em busca de resultados que possam reduzir a utilização da energia nas unidades escolares.

O regulamento com todas as etapas e diretrizes relacionadas à Gincana Verde está disponível no endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). O prêmio dos alunos campeões será participar de uma incrível visita na Usina Hidrelétrica Henry Borden, complexo localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão.