Projeto de leitura promove interação entre escolas do Bairro Boqueirão
EM Ícaro Batista traz alunos do 5º ano para contar histórias para crianças dos berçários
Por Daniel Elias | 27/9/2023

Que um bom livro leva o leitor a viajar na história contada todo mundo já sabe. Mas a prática da leitura promove também a interação de pessoas com idades diferentes. Foi neste ponto que o projeto Lê Pra Mim, desenvolvido pela EM Ícaro Batista Cardoso, apostou. Mas, para isso, contou com a parceria de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que estudam na escola vizinha, EM Carlos Roberto Dias.
Nesta terça-feira (26), os pequenos da EM Ícaro Batista receberam a visita dos estudantes da unidade de ensino vizinha. O grupo se reuniu no pátio da escola de Educação Infantil. No local, os alunos do 5º ano fizeram a contação de história com base no livro “O Caso do Bolinho” para as crianças dos berçários I, II e III. Essa foi a segunda vez que ocorreu a atividade de interação entre as duas turmas.
A proposta pedagógica tem como objetivo promover a inserção da leitura na primeiríssima infância. Ao mesmo tempo em que possibilita o protagonismo aos estudantes do 5º ano. “É uma ação que promove a troca entre as duas turmas. Para os meus alunos, é um momento de colocar em jogo muitos saberes quando se preparam para uma apresentação, além de enfrentarem o medo e a vergonha de estarem a frente”, destacou a professora Rafaela de Conte Postal, da EM Carlos Roberto Dias.
“Toda ação que produzimos tem uma intencionalidade. Neste caso, buscamos despertar neles habilidades diferentes do que estão acostumados em sala de aula”, explicou a professora. “Como retorno, depois de uma atividade como essa, percebo uma mudança no comportamento deles. Como, por exemplo, o senso de responsabilidade. O fato de eles se prepararem para fazer algo para outra turma cria essa situação e reflete no dia a dia da escola”.
Atuando pelo primeiro ano na rede municipal de ensino de Praia Grande, a professora destacou a importância do programa Página a Página que também promove o incentivo à leitura. “Fiquei surpresa em ver uma iniciativa como essa. Sou suspeita, pois sou defensora da leitura. A escola faz um recorte de conteúdo. O mundo é que ensino mais coisas e os livros vêm para ampliar todo esse conhecimento ainda quando pequenos. E o Página a Página permite isso”, parabenizou Rafaela Postal.
Aproximação – Mas não foi apenas para os alunos do 5º ano que a atividade trouxe aprendizado. O projeto Lê Pra Mim acontece desde o início do ano na EM Icaro Batista. Uma vez por semana, uma educadora de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ) realiza a leitura de um livro ou promove a contação de histórias para as turmas dos berçários. A ação tem como finalidade inserir tal prática já na primeiríssima infância.
De acordo com a assistente técnico pedagógico da EM Icaro Batista, Janaina Aparecida Lima Moysés, o Lê Para Mim faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade. A iniciativa foi alinhada com as educadoras de apoio durante o Horário de Trabalho Livre (HTL). “O impacto tem sido imediato. A oralidade está cada vez mais espontânea. Eles acabam se socializando, fazendo as narrativas, e se refletem na rotina do dia a dia escolar”.
Além do incentivo à leitura, o projeto Lê Pra Mim promove ainda o desemparedamento e, de forma concomitante, permite também a criação de um corredor pedagógico entre as unidades envolvidas. “Precisamos explorar as diversas possibilidades de ensinar. Essa ação conjunta fortalece os vínculos entre as escolas da comunidade”, concluiu Janaina Moyses.
Nesta terça-feira (26), os pequenos da EM Ícaro Batista receberam a visita dos estudantes da unidade de ensino vizinha. O grupo se reuniu no pátio da escola de Educação Infantil. No local, os alunos do 5º ano fizeram a contação de história com base no livro “O Caso do Bolinho” para as crianças dos berçários I, II e III. Essa foi a segunda vez que ocorreu a atividade de interação entre as duas turmas.
A proposta pedagógica tem como objetivo promover a inserção da leitura na primeiríssima infância. Ao mesmo tempo em que possibilita o protagonismo aos estudantes do 5º ano. “É uma ação que promove a troca entre as duas turmas. Para os meus alunos, é um momento de colocar em jogo muitos saberes quando se preparam para uma apresentação, além de enfrentarem o medo e a vergonha de estarem a frente”, destacou a professora Rafaela de Conte Postal, da EM Carlos Roberto Dias.
“Toda ação que produzimos tem uma intencionalidade. Neste caso, buscamos despertar neles habilidades diferentes do que estão acostumados em sala de aula”, explicou a professora. “Como retorno, depois de uma atividade como essa, percebo uma mudança no comportamento deles. Como, por exemplo, o senso de responsabilidade. O fato de eles se prepararem para fazer algo para outra turma cria essa situação e reflete no dia a dia da escola”.
Atuando pelo primeiro ano na rede municipal de ensino de Praia Grande, a professora destacou a importância do programa Página a Página que também promove o incentivo à leitura. “Fiquei surpresa em ver uma iniciativa como essa. Sou suspeita, pois sou defensora da leitura. A escola faz um recorte de conteúdo. O mundo é que ensino mais coisas e os livros vêm para ampliar todo esse conhecimento ainda quando pequenos. E o Página a Página permite isso”, parabenizou Rafaela Postal.
Aproximação – Mas não foi apenas para os alunos do 5º ano que a atividade trouxe aprendizado. O projeto Lê Pra Mim acontece desde o início do ano na EM Icaro Batista. Uma vez por semana, uma educadora de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ) realiza a leitura de um livro ou promove a contação de histórias para as turmas dos berçários. A ação tem como finalidade inserir tal prática já na primeiríssima infância.
De acordo com a assistente técnico pedagógico da EM Icaro Batista, Janaina Aparecida Lima Moysés, o Lê Para Mim faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade. A iniciativa foi alinhada com as educadoras de apoio durante o Horário de Trabalho Livre (HTL). “O impacto tem sido imediato. A oralidade está cada vez mais espontânea. Eles acabam se socializando, fazendo as narrativas, e se refletem na rotina do dia a dia escolar”.
Além do incentivo à leitura, o projeto Lê Pra Mim promove ainda o desemparedamento e, de forma concomitante, permite também a criação de um corredor pedagógico entre as unidades envolvidas. “Precisamos explorar as diversas possibilidades de ensinar. Essa ação conjunta fortalece os vínculos entre as escolas da comunidade”, concluiu Janaina Moyses.