Praia Grande sedia evento estadual de prevenção ao câncer de boca

Diversos especialistas discutiram sobre a importância do diagnóstico precoce

8/11/2023

Por Rodrigo Herrero

Praia Grande foi palco nesta terça-feira (07) do Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca, um evento estadual fundamental na busca pelo aprimoramento do cuidado dos pacientes e do diagnóstico precoce dessa doença. A capacitação ocorreu no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, e reuniu diversos especialistas e acadêmicos na área, que debateram o assunto para uma plateia formada por cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e estudantes de odontologia de toda a Baixada Santista.

A atividade foi organizada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério da Saúde. Eventos semelhantes foram replicados na mesma data nos 26 estados e no Distrito Federal e fazem parte da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

A prefeita Raquel Chini marcou presença no encontro e comentou sobre a importância desse momento para o Município. “Estou muito feliz em receber esse evento em Praia Grande, nossa cidade é a sede do Estado nessa atividade de extrema importância no cuidado da saúde bucal. Buscamos com isso proporcionar maior qualificação aos nossos servidores para que eles estejam atentos para conseguir ajudar a nossa população, promovendo muito mais qualidade de vida para as pessoas”, destacou.

“Este é um evento de extrema importância, porque trata da prevenção do câncer de boca e da necessidade de se fazer o diagnóstico de forma precoce. Pois atualmente muitos pacientes estão chegando nos hospitais com um quadro bem agravado e isso atrapalha o prognóstico do tratamento. É uma coisa muito séria, por vezes mutila o rosto da pessoa, e é muito traumático, dificulta a alimentação, a fala e pode levar à óbito. Então, é muito importante falar sobre isso e desenvolver atitudes que permitam esse diagnóstico cada vez mais precoce”, explicou a coordenadora estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Maria Fernanda de Montezuma Tricoli. Também compareceu ao encontro representando o Estado a diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), Patricia Amorim.

Após os pronunciamentos da abertura, foi exibido um vídeo a respeito dos resultados do diagnóstico situacional do câncer de boca no Brasil, apresentado pela cirurgiã-dentista Doralice Severo da Cruz, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Em seguida, a cirurgiã-dentista e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), Camila de Barros Gallo, fez uma capacitação sobre o diagnóstico do câncer de boca, com proposta de prevenção e diagnóstico precoce baseada em evidências. A palestra seguinte foi conduzida pela coordenadora Maria Fernanda de Montezuma Tricoli, que falou sobre o fluxo ideal do diagnóstico do câncer de boca na rede pública de saúde.

O encontro foi encerrado com uma mesa redonda com especialistas em odontologia de diversas áreas e níveis de Atenção à Saúde e aberta ao público para perguntas. A mesa foi mediada pelo estomatologista e secretário-adjunto de Atenção à Saúde da Sesap, Yuri Kalinin, membro do grupo de trabalho de câncer de boca do Ministério da Saúde. Participaram do debate as duas palestrantes, além dos convidados: o estomatologista José Narciso Rosa Assunção Junior, das prefeituras de São Vicente, Cubatão e Bertioga; o coordenador do Serviço de Estomatologia e Odontologia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Santos e do Hospital Infantil Gonzaga, Victor Perez Teixeira; o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Mário Augusto Ferrari de Castro, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de Santos e do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID); a coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Sandra da Silva Marques; e o cirurgião-dentista da Atenção Primária da rede municipal de saúde de São Bernardo do Campo, Vinicius Pioli Zanetin.

Protagonismo – A ação em território praia-grandense foi possível graças à participação do Município no grupo de trabalho criado pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB). Nele participam especialistas em estomatologia, cirurgiões de cabeça e pescoço e estudiosos do câncer, para o desenvolvimento de pesquisas na área, no intuito de criar e fortalecer políticas públicas em saúde bucal.

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, receber essa atividade e ter essa participação direta junto aos demais entes federativos na discussão de políticas públicas evidencia o protagonismo que a Cidade possui em odontologia.

“Ficamos orgulhosos e isso reflete os esforços empreendidos pela Administração Municipal em estruturar uma rede de atendimento odontológico de qualidade para a população. Temos profissionais de odontologia em todos os níveis de Atenção à Saúde, a partir da prevenção nas Usafas, nas Especialidades, nas nossas unidades de pronto-atendimento, no Hospital Municipal Irmã Dulce. A odontologia faz parte da saúde pública, é um setor estruturante que salva muitas vidas e nós temos que dar cada vez mais valor a isso”, declarou.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Praia Grande no You Tube. A gravação está disponível no endereço: youtube.com/@prefpraiagrande.

Lei – A Semana do Câncer Bucal atende a lei municipal 1.308/06, que criou a Semana Anual Educativa e de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, na primeira semana de novembro, e a lei federal 13.230/15, que determina a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, na semana dos dias 1º à 7 de novembro.

Atendimento – Praia Grande possui uma rede estruturada de odontologia. O munícipe que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que está cadastrado. As unidades contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande. São dentistas que estão se especializando em saúde da família no Município e também atendem a população, aumentando a oferta do serviço.

Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.

24 horas – Além dos dentistas nas Usafas, Praia Grande conta ainda com atendimento odontológico na rede de Urgência e Emergência do Município. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, dispõem de dentistas 24 horas por dia todos os dias da semana para atendimento de casos exclusivamente urgentes.

Hospital – O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) conta com profissional de odontologia para atendimentos específicos. Trata-se do cirurgião bucomaxilofacial, que atua junto ao setor de traumatologia da unidade, em parceria com a neurologia e a ortopedia.

A equipe do CEO também pode realizar procedimentos no Hospital, dependendo da necessidade. Isso ocorre majoritariamente para atendimento de pacientes especiais que precisam de anestesia geral, o que deve ser feito no Centro Cirúrgico.