Balanço 2023: Plano Diretor, inovação e serviços digitais são os destaques da Seplan

Pasta coordena o processo de planejamento de várias áreas da Administração

Por Ludmila Pilipavicius | 12/12/2023

Ações de planejamento, geoprocessamento e saneamento, conectividade e informatização de serviços. Estes foram os principais destaques do ano de 2023 da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande, responsável por coordenar o processo de planejamento e desempenhar as atividades como órgão central de informações estatísticas e de inovação tecnológica da Cidade.

Na área de planejamento, geoprocessamento e saneamento, uma das principais ações foi a Revisão do Plano Diretor 2027/2036, com a realização de audiência pública sobre o balanço de 5 anos para devolutiva à população; realização de 18 oficinas de consulta pública atendendo 22 bairros, com participação de 2.395 pessoas e recebimento de 694 propostas; e a divulgação e participação interativa em eventos como Ação Cidadania, Feira do Estudante e Semana da Tecnologia da Fatec (Faculdade de Tecnologia).

Ainda viabilizou a renovação do contrato por 20 anos da Bolsa Integral para Ensino Superior, com um aumento de 150 vagas, totalizando mil bolsas/ano.

Dentro do Programa Cidades Sustentáveis, levantou e registrou 27 boas práticas desenvolvidas no Município, entre elas a “Descarbonização da Frota Municipal”, ligada à Secretaria de Transportes (Setransp), que recebeu o 3º lugar na categoria Ambiental.

A Seplan disponibilizou ainda um portal no site da Prefeitura contendo mídias digitais visando a instruir a população sobre a correta utilização da rede de esgotamento sanitário e consumo de água.

Na área de conectividade, informática e serviços digitais, 2023 foi um ano de grandes realizações desenvolvidas pelos técnicos da Seplan, como por exemplo:
- expansão da rede de fibra ótica em 1.270 metros e instalação de 337 câmeras de segurança;

- implantação do sistema de processo digitais com expansão para uso de todas as secretarias. Já são 441.601 documentos publicados em 1.328.420 páginas, contidas em 46.598 processos;

- implantação do Agendamento Online, um sistema de agendamento dos serviços prestados por diversas secretarias. Lançado em junho, conta com 5.509 agendamentos realizados até o momento;

- implantação do Login PG, uma plataforma de autenticação, unificação e centralização dos dados pessoais básicos com um login que utiliza o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha para acesso aos serviços online da Administração;

- Integração ao eGOV, login único do Governo Federal que permite que usuários acessem sistemas e serviços através do login oficial do governo federal, possibilitando uma segunda alternativa para autenticação. Com ele é possível ainda realizar a Prova de Vida digital, um serviço desenvolvido em parceria com o Gov.br, sistema do Governo Federal, para que os aposentados e pensionistas do FPGPREV possam realizar o recadastramento anual, utilizando o aplicativo Gov.br através de reconhecimento facial, evitando o deslocamento até a sede do FPGPREV. Também é possível realizar a Assinatura Avançada, um serviço desenvolvido em parceria com o Gov.br, implementado como piloto no sistema de requerimento de autônomo. Permite assinatura via Gov.Br no requerimento específico, autenticando mediante níveis de conta Gov.

A secretaria também avançou nas questões de cybersegurança, buscando não apenas a segurança dos dados utilizados nas mais diversas secretarias, como também a segurança dos usuários dos serviços digitais. Entre estas ações estão a criação de um guia de utilização segura para os cidadãos; autenticação por login para acesso aos serviços de finanças; atualização de storages de armazenamento de dados; inclusão de novas rotinas e ferramentas de gerenciamento e monitoramento de acessos; implantação de rotinas de testes automatizados; implantação de ferramenta para varredura de vulnerabilidades nos servidores e inclusão de ferramentas de teste de carga de aplicação no processo de desenvolvimento.

Para a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, Praia Grande tem um compromisso de aprimorar suas soluções tecnológicas para melhor servir à comunidade e as ações implementadas em 2023 são uma continuidade de diretrizes dos últimos anos. “Todos esses investimentos em tecnologia e no planejamento de ações a médio e longo prazo garantem um atendimento mais rápido e eficaz às necessidades dos cidadãos e é para isso que trabalhamos incansavelmente”.