Comped e Seplan discutem ações para pessoas com deficiência

A criação de um cadastro único e mais acessibilidade foram abordadas

Por Ludmila Pilipavicius | 18/12/2023

Ações que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência que vivem em Praia Grande foram discutidas na última quinta-feira (14) entre representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan).

O presidente do Comped, Francisco Assis Noveli, foi recebido pela secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, que explicou que a pedido da prefeita Raquel Chini a pasta tem se debruçado cada vez mais nos assuntos relacionados à inclusão social, como as questões relacionadas às pessoas com deficiência.

Para isso, a secretária relatou que está em andamento a elaboração de um cadastro único que possa agrupar as informações prestadas nas mais diversas secretarias, como por exemplo saúde, educação e assistência social. “Estamos tentando encontrar uma forma de ter acesso também às informações das pessoas que eventualmente não são atendidas por serviços municipais, para que tenhamos informações desse universo como um todo e assim traçar diretrizes mais afinadas com a realidade”.

Foram apresentadas ainda as propostas da população coletadas durante as oficinas de Revisão do Plano Diretor, que aconteceram ao longo deste ano e serão finalizadas no ano que vem, e que contam com o tema Políticas de Inclusão. Das 921 propostas recebidas, 37 se referem ao tema.

O presidente do órgão sugeriu ainda que seja feita uma pesquisa nas redes sociais da Prefeitura na qual as pessoas se cadastrariam e responderiam a perguntas sobre sua deficiência, dificuldades enfrentadas, atividade exercida, entre outros.

Noveli ainda se comprometeu em colocar à disposição da Prefeitura, para que sejam divulgadas em seus meios de comunicação, duas cartilhas com informações relacionadas às pessoas com deficiência, como por exemplo, alguns de seus direitos. “Essa troca de informações é muito importante. O Conselho está à disposição para esclarecimentos e para ajudar essas pessoas no que for possível para que se sintam mais acolhidas e integradas”.