Praia Grande recebe mais de 530 policiais militares para a Operação Verão

Ações contam ainda com apoio da Guarda Civil Municipal

Data de publicação: 18/12/2023

Os mais de 530 policiais militares, que reforçarão a segurança de Praia Grande durante a Operação Verão 2023/2024, chegaram à Cidade nesta segunda-feira (18). Eles foram recepcionados em uma das colônias de férias do Bairro Ocian e receberam várias instruções sobre a Cidade e como será o trabalho neste período.

A Operação Verão ocorre anualmente graças a um convênio com a Prefeitura, que arca com as despesas de hospedagem e alimentação de policiais lotados em outras cidades do estado de São Paulo, geralmente do Interior.

Logo pela manhã, o subsecretário de Assuntos de Segurança, Luis Fernando Zeferino dos Santos Arantes do Nascimento, esteve no local e fez uma apresentação sobre o Código de Posturas do Município, legislação municipal que conta com as principais regras e procedimentos relacionados a diversas áreas, como por exemplo, horário para práticas esportivas, atividades permitidas em determinados locais, perturbação do sossego, preservação do patrimônio, entre outros. “É uma época em que recebemos muitos turistas que desconhecem esses regramentos. A atuação de vocês será fundamental para mantermos a ordem na Cidade, juntamente com nossa Guarda Civil Municipal”.

O reforço contará com policiais militares, além de policiais militares rodoviários e, pela primeira vez em Praia Grande, de 70 alunos oficiais e três oficiais da Academia do Barro Branco.

De acordo com secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, este aporte na segurança da Cidade é de extrema importância, uma vez que a expectativa é de que o número de turistas em Praia Grande supere os anos anteriores, quando já chegou a ser registrado mais de 1,5 milhão de pessoas. “Trata-se de um trabalho integrado entre as forças de segurança, envolvendo ainda a Polícia Civil e secretarias municipais como Trânsito e Urbanismo”.

Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 50 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 513 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em carros elétricos que percorrem o calçadão auxiliando as equipes de patrulhamento, motos e bicicletas.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 3.300 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM.