Atendimento público em PG contará com intérpretes de libras através de plataforma digital
Serviço em todas as unidades públicas deve ter início já nas próximas semanas
Por Jaqueline de Marco | 16/1/2024

Com apenas alguns cliques, o atendimento da Prefeitura de Praia Grande à comunidade surda terá mais autonomia e acessibilidade, isso porque a Administração Municipal está implantando o uso de uma plataforma digital com intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real nas unidades públicas da Cidade. Nesta terça-feira (16), foi realizada capacitação junto aos servidores que terão acesso ao sistema, com orientações sobre a plataforma e com dicas dos principais sinais utilizados no atendimento da pessoa surda. A previsão é que já nas próximas semanas o serviço esteja em funcionamento.
Durante o atendimento, o sistema será acessado pelo funcionário de Praia Grande através de um QR Code ou acessando o site da plataforma. O servidor municipal será encaminhado a uma fila online, à espera de um dos intérpretes cadastrados, que realizará a tradução em tempo real através de vídeo-chamada, facilitando a comunicação entre o funcionário e o munícipe surdo que está sendo atendido.
Para que o trabalho pudesse ser colocado em prática, a Prefeitura realizou licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Intermediação de Libras por meio de plataforma digital, que além de ser utilizada em unidades públicas, ainda poderá ser acessada através de dispositivos móveis. O treinamento junto aos servidores foi realizado pela empresa Gestalk Conecta, vencedora da licitação, e aconteceu no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
A prefeita Raquel Chini participou do treinamento e destacou a importância desta inovação no atendimento público realizado. “É aliar a tecnologia com a acessibilidade. Em Praia Grande, buscamos sempre trazer a inclusão para todos e essa plataforma vai possibilitar que todo mundo possa ter um atendimento muito mais eficaz. A pessoa será melhor compreendida durante os mais variados serviços, entre eles atendimento médico. E já estamos estudando também outras ferramentas para trazer ainda mais inclusão para outros públicos como, por exemplo, as pessoas com deficiência visual”, explicou.
Durante o atendimento, o sistema será acessado pelo funcionário de Praia Grande através de um QR Code ou acessando o site da plataforma. O servidor municipal será encaminhado a uma fila online, à espera de um dos intérpretes cadastrados, que realizará a tradução em tempo real através de vídeo-chamada, facilitando a comunicação entre o funcionário e o munícipe surdo que está sendo atendido.
Para que o trabalho pudesse ser colocado em prática, a Prefeitura realizou licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Intermediação de Libras por meio de plataforma digital, que além de ser utilizada em unidades públicas, ainda poderá ser acessada através de dispositivos móveis. O treinamento junto aos servidores foi realizado pela empresa Gestalk Conecta, vencedora da licitação, e aconteceu no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
A prefeita Raquel Chini participou do treinamento e destacou a importância desta inovação no atendimento público realizado. “É aliar a tecnologia com a acessibilidade. Em Praia Grande, buscamos sempre trazer a inclusão para todos e essa plataforma vai possibilitar que todo mundo possa ter um atendimento muito mais eficaz. A pessoa será melhor compreendida durante os mais variados serviços, entre eles atendimento médico. E já estamos estudando também outras ferramentas para trazer ainda mais inclusão para outros públicos como, por exemplo, as pessoas com deficiência visual”, explicou.