Voluntárias doam peças de crochê e cerca de 150 cobertores para Campanha do Agasalho

Gorros, cachecóis, meias e luvas foram confeccionados ao longo do ano

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 17/07/2025

Foto Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande


 

Um grupo formado por quase 50 pessoas se reuniu para fazer uma doação especial para a Campanha do Agasalho, em Praia Grande. Elas entregaram 148 cobertores e dezenas de peças feitas em crochê para amenizar o frio dos moradores da Cidade. Todo o material foi recebido no Fundo Social de Solidariedade da Cidade, na terça-feira (15).

 

As responsáveis pela doação são alunas das aulas de crochê do Conviver Tupi. Junto com a professora voluntária, passaram o último ano produzindo peças para inverno. O resultado foi a soma de mais de 200 itens confeccionados, entre meias, luvas, gorros e cachecóis, peças feitas com muito carinho para amenizar o frio dos mais carentes. O grupo também fez uma arrecadação coletiva e comprou 148 cobertores para doar para a ação.

 

A professora voluntária da Darcy Izidoro, que aprendeu a fazer crochê quando era adolescente, dá aula no Conviver Tupi desde a inauguração há 8 anos. Além das aulas, ainda coordena os grupos que produzem as peças para a doação. “É maravilhoso fazer isso, muito gratificantes ensinar minha sabedoria para estas mulheres. Só tenho a agradecer a Deus por conseguir fazer isso”.

 

Lourdes Amorim da Silva Selles, de 52 anos, é aluna e faz o curso há cerca de um ano. Foi uma das que ajudou na ação das peças de frio. “É muito satisfatório. A partir de agora começa um trabalho novo de confecção de novas peças até o ano que vem quando traremos uma nova doação”.

 

Já a dona de casa, Silvia Welker, é recém-chegada às aulas, mas acompanhou a entrega da doação para conhecer o projeto mais de perto. Ainda não conseguiu confeccionar as peças, ajudou com os cobertores. A ideia é aprender toda a técnica do crochê para fazer a diferença no ano que vem. “Vou me dedicar muito, esse ano ainda não deu tempo, porém no ano que vem terão peças feitas por mim, com certeza.

 

Segundo a diretora do Conviver Tupi, Marilda Ferreira, as alunas das aulas de crochê produzem as peças nas aulas da professora voluntária e também em casa. “São duas turmas, com cerca de 25 alunas cada. A unidade também recebe doação de linhas e essas doações se transformam nas peças entregues ao Fundo Social”.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recebeu as doações e ficou muito feliz com a ação das voluntárias. “Todo ano sou surpreendida com essas alunas, são super dedicadas e solidárias. Só tenho a agradecer por essa ação que, com certeza vai beneficiar muita gente”.

 

Saiba onde doar – A Campanha do Agasalho de Praia Grande segue até o dia 7 de agosto. Todas as unidades dos PICs, Cafes e Conviveres da Cidade participam da iniciativa, além das sedes do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura, totalizando 16 pontos de arrecadação oficiais. Confira abaixo os endereços de cada um:

 

 Cafe Dr. Sérgio Mainente – Rua Ana Pereira de França, nº 295, no Bairro Esmeralda;

 

 Cafe Vila Sônia – Rua João Andrade de Jesus, s/nº, no Bairro Vila Sônia;

 

 Conviver Boqueirão – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão;

 

 Conviver Caiçara – Rua Maria Antunes Navarro, 1.453, esquina com a Rua São Domingos, Bairro Caiçara;

 

 Conviver Ocian – Avenida Presidente Castelo Branco, nº 7.741, altura da Rua Dr. Vicente de Carvalho, Bairro Ocian;

 

 Conviver Samambaia – Avenida Pau Brasil, s/nº, Bairro Samambaia;

 

 Conviver São Jorge – Rua João Batista de Siqueira, nº 130, Bairro Antártica;

 

 Conviver Solemar – Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Adhemar de Barros, no Bairro Solemar;

 

Conviver Tupi – Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi;

 

Fundo Social de Solidariedade – Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, Bairro Boqueirão;

 

Paço Municipal – Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, Bairro Mirim;

 

PIC Quietude – Rua Milton Daniels, s/nº, Bairro Quietude;

 

PIC Melvi – Rua Heleny Rosa, nº 114, no Bairro Melvi;

 

PIC Real – Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real;

 

PIC Sítio do Campo – A unidade fica dentro do Parque da Cidade, na Rua José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo;

 

 PIC Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, no Bairro Anhanguera.