Orla de Praia Grande recebe sanitários acessíveis e modernos

Primeiras unidades foram entregues nesta quarta-feira (7)

Por: JAQUELINE DE MARCO | 07/02/2024

A obra é toda acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida

 

Atendendo a pedidos antigos de moradores e turistas que utilizam a orla de Praia Grande, a Prefeitura está instalando novos, modernos e acessíveis sanitários ao longo do calçadão. A entrega oficial das primeiras unidades, nos Bairros Guilhermina e Aviação, foi realizada na manhã desta quarta-feira (7). Nas próximas semanas serão entregues também outras quatro unidades: duas no Solemar, mais uma no Guilhermina e uma no Flórida. A construção dos sanitários conta com recursos de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

 

No total, estão previstas 18 unidades, que devem ser entregues ao longo do ano nos seguintes locais: Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Flórida e Solemar. Inicialmente, o atendimento no local será gratuito, coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), porém futuramente será realizado um processo licitatório para uma concessão pública dos banheiros com pagamento de taxa para manutenção do espaço.

 

A obra é toda acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Ela contempla a construção de 25 novas rampas de acesso à faixa de areia, com corrimãos em aço inox, que conta com maior durabilidade e menor necessidade de manutenções. Todo o arredor do local recebeu piso podotátil (demarcações em alto relevo que alerta sobre obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual).

 

Na altura da faixa de rolamento de veículos da Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia) em frente aos sanitários estão sendo realizadas intervenções através de método não destrutivo, que diminuem significativamente os danos e transtornos para a população, como isolamentos de áreas e interdições viárias. Este método está sendo utilizado para a passagem de cabeamento de dados, energia, além de sistema de água e esgoto. Com isso, não será necessária qualquer intervenção no pavimento da avenida.

 

Em cada um dos 18 sanitários será instalado um painel em LED para a exibição de informações de interesse público com as dimensões de 2m por 1,20, que serão protegidos contra vandalismo e intempéries por vidro temperado de 10 mm. Os sanitários contarão com a construção de reservatórios de água superiores e inferiores (sob o solo). As coberturas serão feitas com telhas termoacústicas, que ajudam a diminuir ruídos, além de colaborar com o controle de altas temperaturas (há estudos que mostram que podem reduzir em certo espaço até 30% a temperatura do ambiente externo).

 

Nos sanitários serão instaladas 36 catracas eletrônicas, sendo que, destas, 18 serão para acesso de pessoas com deficiência física. Com esse controle de acesso via catracas será possível realizar levantamentos quantitativos para obter relatórios e informações mais precisas para que possam ser realizadas ações futuras de melhorias/aprimoramento/ampliação do trabalho.

 

O piso nos decks onde estão sendo implantados os equipamentos está passando por mudanças. No entorno dos futuros sanitários em alguns casos será executado a calcada em pedra goiás, em locais em que o calçadão e revestido em mosaico português o mesmo será substituído pelo revestimento em pedra goiás.

 

Toda a questão paisagística e estética dos sanitários seguirá uma padronização, seguindo uma harmonização com os quiosques particulares já instalados no calçadão da orla. Com isso, serão instalados painéis decorativos em ladrilhos hidráulicos com estampa gráfica com paginação exclusiva. Além disso, será realizada a instalação de parede verde (com jardim vertical em concreto).

 

De acordo com a prefeita Raquel Chini, a obra impacta positivamente o urbanismo e limpeza do local, ordenando ainda mais a orla de Praia Grande. “A obra de instalação de sanitários na orla é um atendimento a pedidos antigos e constantes de munícipes e turistas que utilizam a praia da nossa Cidade. É um equipamento que impacta na questão da acessibilidade, da balneabilidade e da valorização do Bairro”, explica.

 

Presente na inauguração, o técnico do Dadetur, do Governo do Estado, Clodoaldo Marques, destacou a importância do convênio e das ações realizadas junto ao Município em benefício da população. “A construção dos equipamentos é resultado de uma boa gestão do Estado e do Município. Em 2023, o Dade entregou cerca de 110 obras no Estado para a população. E ainda tem muita coisa boa vindo para Praia Grande através deste convênio”.

 

E a população aprovou o trabalho. A aposentada Norma Machado, de 65 anos, falou que os novos sanitários ficaram maravilhosos. “Moro perto do equipamento do Bairro Guilhermina e gostei muito do resultado. Valorizou a região”, explicou.

 

Quem também elogiou a obra foi a autônoma Angela Aparecida Shirashigue, de 64 anos. “Eu moro há 30 anos em Praia Grande e vi toda a evolução da Cidade. Só vejo coisa boa acontecendo por aqui e os novos banheiros só veem para somar”.

 

A aposentada Roseli Patara, de 65 anos, acredita que os novos sanitários deixam o trecho mais organizado e bonito. “São equipamentos muito bem feitos e vão permitir a retirada dos atuais banheiros químicos que ficavam na praia”.