9º Encontro Regional de Saúde Bucal de PG reforça importância dos Programas de Residência
Especialização dos cirurgiões-dentistas em Saúde da Família é elogiada como inovadora
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 28/11/2025
O 9º Encontro Regional de Saúde Bucal de Praia Grande, realizado na quinta-feira (27), evidencia o pioneirismo do Município quando o assunto é Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, ocorrido no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, reuniu cirurgiões-dentistas, residentes, técnicos e auxiliares de saúde bucal, gestores e estudantes de toda a Baixada Santista, fortalecendo a educação permanente no sentido de qualificar cada vez mais a saúde pública ofertada à população.
O encontro reforça ainda a importância do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande como um espaço de aprendizado e prática em saúde coletiva, pública e gratuita para todos os profissionais de odontologia. Ao atrair cirurgiões-dentistas de todo o Brasil para fazer a especialização na Cidade, o Município se coloca como um dos mais relevantes artífices dessa iniciativa no Brasil.
“Um programa de Residência Multiprofissional, em especial para nós que somos cirurgiões-dentistas, é uma ação inovadora, pouquíssimos munícipios do Estado de São Paulo têm um programa dessa natureza. Poder fazer parte de uma equipe de saúde da família aonde eles vão conviver com outros profissionais é muito importante, pois permite que atuem em uma equipe que detém diversos saberes. Se conseguíssemos a expansão de programas dessa natureza para outras cidades do Estado a gente contribuiria para uma participação melhor do cirurgião-dentista dentro da equipe de saúde bucal e da equipe de saúde da família”, destacou o conselheiro Marco Antonio Manfredini, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que participou do encontro.
O professor Celso Zilbovicius, da Universidade de São Paulo (USP), veio de São Paulo para palestrar no evento e elogiou esse momento de educação permanente que fortalece os trabalhadores do SUS. Ele também destacou a importância dos programas de residência como o que existe em Praia Grande. “A Residência Multiprofissional é um programa fundamental. Hoje cada vez mais a gente percebe como o SUS precisa ter um trabalho multiprofissional, interdisciplinar, não adianta trabalhar sozinho o médico, o cirurgião-dentista ou a enfermeira. Para atender as necessidades da população é preciso ter um trabalho integrado, então, a residência é um espaço de formação em serviço com essa perspectiva multiprofissional”.
O professor Edson Costa (PhD na University of Iowa/Estados Unidos) também palestrou durante o encontro e reforçou a importância de o Programa de Residência aproximar o cirurgião-dentista do serviço público, ampliando o seu leque de conhecimento. “A residência em odontologia é uma inovação muito importante, pois oferece um número relevante de horas de atividade e isso possibilita mais profissionais dentro da rede, permitindo que a população seja melhor atendida. E para os profissionais gera uma vantagem no fato de terem esse contato com outros profissionais e também em proporcionar um maior nível de experiência em uma área que muitas vezes é abdicada durante o curso de graduação”.
Ciência – Outro aspecto importante do 9º Encontro Regional de Saúde Bucal de Praia Grande é a sua vocação científica e educacional. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para apresentar e debater questões teóricas, técnicas e práticas do cotidiano da odontologia.
“É um encontro que está se solidificando e cada vez mais tendo repercussões na Baixada Santista. Contamos com palestrantes de alto nível e também com a participação de toda a Residência Multiprofissional tanto na parte da organização como também na apresentação de trabalhos feitos pelos residentes na Atenção Primária. E a gente nota a importância desse encontro para compartilhar ideias, saberes e formas de atuação da odontologia, solidificando cada vez mais a presença dos residentes na Atenção Primária e na Rede de Atenção à Saúde”, afirmou o tutor de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande e diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município, Fernando Toledo Arruda Fonseca.
Além de profissionais e técnicos de saúde bucal, participaram ainda autoridades e gestores de cidades do litoral paulista, reforçando a vocação regional do evento. É o caso de Daniel de Capitani, diretor de saúde bucal, e Wanna Della Guardia, coordenadora de equipe de saúde bucal, ambos de São Sebastião; do coordenador de saúde bucal em Itanhaém, Belchior Ferreira Reis; e do coordenador de saúde bucal do Guarujá, Álvaro Mendonça.
O responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap e também tutor de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional, Guilherme Braga Silva, enfatizou essa conexão regional em torno do conhecimento. “É um momento único da gente integrar a rede com conhecimento e compartilhamento de saberes. E também de trazer pessoas e olhares diferentes para capacitar a rede. Ao mesmo tempo que é um diálogo proporcionado pela educação permanente que busca o aprendizado, os processos de trabalhos e cenários de prática, é também um momento de capacitação, tendo como protagonistas os residentes”.
O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, comentou sobre a relevância deste encontro para o fortalecimento da saúde bucal na Baixada Santista. “É um momento importante de mobilização de toda a Região para estar conosco neste momento, valorizando a ciência e buscando a qualificação dos serviços de saúde. Que todos façam importantes reflexões neste evento para que possamos devolver para a sociedade o que ela espera de nós”.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Praia Grande, Liliana Vaz de Lima Santos, o responsável pela Divisão de Saúde Bucal da Sesap, Paulo Quaranta, e a secretária-adjunta da Sesap, Lúcia Helena Alcântara. O encontro é organizado pelos tutores, preceptores e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande e cirurgiões-dentistas da Sesap.
Palestras – A primeira palestra do dia foi proferida pelo Dr. Edson Costa (PhD - University of Iowa/Estados Unidos) e pela Dra. Grasiela Giuliani Costa, com o tema sobre “A Importância dos Exames por Imagem na Clínica Odontológica”. Em seguida, o Prof. Dr. Celso Zilbovicius (USP) promoveu uma discussão sobre a formação e atuação profissional no contexto multiprofissional com a palestra “Desafios da Educação Profissional e o Encontro com o Serviço”.
No período da tarde foi a vez da mesa redonda “Ampliando o Cuidado Além do Consultório: A Atuação do Cirurgião-Dentista na Visita Domiciliar”. A atividade contou com a participação das residentes da Odontologia e Saúde da Comunidade Carolina Beatriz Andrade Cardoso, Nathalia Araújo Bezerra Silva e Maria Eduarda Demenis. Na sequência, a Profa. Dra. Beatriz Mendes (UFSC) fez uma discussão sobre diagnóstico e manejo clínico da disfunção temporomandibular com a palestra “Bruxismo e DTM: Tudo que o Dentista Precisa Saber”.
Outra discussão importante teve como tema “Odontologia em Pacientes Sistêmicos: O que todo Cirurgião-Dentista Precisa Saber na Prática”, proferida pela Dra. Vanessa Cristina de Branco Gonçalves (UNIMES/UNISA/SP). A última apresentação do dia teve como tema “Do Básico ao Protagonismo: O Papel dos ASBs e TSBs na Odontologia do Futuro”, tendo sido conduzida por Thiago Teixeira (Prefeitura de Guarulhos e Frente Nacional de Entes de Saúde Bucal).
Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.
O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.
O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados 244 profissionais. São 118 médicos, 43 dentistas, 47 enfermeiros, 23 fisioterapeutas e 13 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.
Atendimento – O munícipe de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As Usafas contam com cirurgião-dentista, e algumas delas possuem ainda residentes de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.
Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, O equipamento reúne estomatologista, endodontista, periodontista e cirurgião bucomaxilo.
Urgência – Praia Grande conta ainda com serviço odontológico exclusivo para casos urgentes na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia, 24 horas por dia. O Hospital Municipal Irmã Dulce possui um cirurgião bucomaxilofacial, que atua em casos específicos junto ao setor de traumatologia da unidade, em parceria com a neurologia e a ortopedia.
