Academia da Saúde Maracanã promove caminhada sobre o Setembro Amarelo na quarta-feira (10)

Ação visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 08/09/2025

Arquivo / Fred Casagrande
Arquivo / Fred Casagrande

A Academia da Saúde Maracanã vai promover na próxima quarta-feira (10) uma caminhada de conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo é dialogar com a população sobre o problema e destacar a importância de cuidar da saúde mental.

 

A caminhada tem início previsto para 8h30 e terá como ponto de partida a própria Academia da Saúde Maracanã, localizada na Avenida Cesar Rodrigues Reis, nº 750. O percurso será feito dentro do Parque de Lazer Maracanã, situado em frente à Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro. Também está prevista um bate-papo com profissionais da unidade de saúde para conversar sobre o Setembro Amarelo com os participantes.

 

As Academias de Saúde de Praia Grande possuem um papel importante nessa luta, pois as atividades físicas oferecidas pelas unidades ajudam a controlar e a prevenir doenças, além de auxiliar no bem-estar psicológico. “O convívio social, a integração e a interação das pessoas que frequentam a Academia contribuem positivamente não só para o corpo como para a mente, melhorando a autoestima e proporcionando maior bem-estar”, destaca o educador físico da Academia Maracanã, Maurício Augusto.

 

Setembro Amarelo – As 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) são a porta de entrada aos serviços de saúde e os médicos da família estão capacitados para atender casos de transtorno psicológico de pequena gravidade. Ao longo do mês, as equipes de saúde estão desenvolvendo campanhas de conscientização sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera e em trabalhos de grupo. A rede conta ainda com 11 Academias da Saúde, que oferecem atividades para todos os públicos, promovendo o bem-estar físico e mental.

 

CAPS – Para os casos de transtornos psicológicos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, os pacientes são direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São quatro na Cidade: dois CAPS II, nos bairros Boqueirão e Mirim, um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III) e outro Infantil (CAPS i). Esses locais também acolhem diretamente pacientes que porventura não se sintam confortáveis para buscar a Usafa e desejam um atendimento mais reservado.

 

Confira os endereços dos CAPS:

 

- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Boqueirão)

Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão

 

- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Mirim)

Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim

 

- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)

Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão

 

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

Rua São Caetano, 400 – Boqueirão

 

188 – Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Se precisar conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.