Programa Meu Emprego - Trabalho em equipe realiza formatura da turma do Camp-PG
O curso durou 10 dias com aproximadamente 60 alunos
Por: MILENA MURETI (estagiária) MTB: | 11/09/2025
O Programa Meu Emprego - Trabalho em Equipe concluiu mais um curso nesta quarta-feira (10). As aulas são promovidas pela Prefeitura de Praia Grande em parceria com o Estado de São Paulo e a cerimônia foi celebrada no Camp-PG, que fornece o espaço para o curso e realiza convênio com as empresas para facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Ao todo, 62 alunos se formaram no curso.
O Presidente do Camp-PG, Alaôr Antun da Silva, explicou quais os critérios para que o jovem possa participar do projeto, que tem dois grupos, um de menores aprendizes, dos 15 aos 18 anos, que devem estar matriculados no Ensino Médio e ter renda familiar abaixo de três salários mínimos; e um de jovens aprendizes, dos 18 aos 24 anos, que podem estar formados ou se formando e não ter nenhum registro na carteira de trabalho. “O Programa Meu Emprego - Trabalho em Equipe é uma capacitação para os jovens. Ficamos muito felizes em contribuir com a formação desses adolescentes. As empresas que contam com mais de sete funcionários têm a obrigação de contratar esses jovens e contribuir também”.
O professor e assistente social da Subjuve, Ronaldo Neviton Ferreira Aguiar, relatou que o curso abordou sobre comportamento, primeiro emprego e entrevista, pois esse público não tem experiência no mercado de trabalho. “É essencial promover esse tipo de programa por causa da falta de experiência. No curso foi ensinado como se comportar numa entrevista de emprego, como elaborar um bom currículo, além de testes que são feitos e elaborados em dinâmica e o trabalho em grupo”.
O Subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, declarou que além do Camp-PG, nos programas Cras, Creas, Fundação Casa e na Juventude também são oferecidos cursos para os munícipes. “O objetivo é aproximar e explicar como funciona o mercado de trabalho, demostrando os potenciais que cada um carrega, para o jovem acessar o primeiro emprego”.
O menor aprendiz Otávio Gabriel Nascimento, de 16 anos, explicou que está em busca do primeiro emprego. “O curso foi uma oportunidade para conquistar um trabalho, é uma maravilha. Adquiri muito conhecimento e aprendi muita coisa”.
A menor aprendiz Mariah Clara Amaral da Silva, também de 16 anos, relatou que teve experiências novas com a sua participação no curso e de muito aprendizado. “Eu realizo um trabalho voluntário na Igreja com a entrega de marmitas para moradores de rua. No curso recebi conteúdo de comportamento em entrevista, vestimenta e comunicação”.