Ações de educação ambiental movimentam alunos das escolas municipais de PG
Temas debatidos: sustentabilidade, preservação do meio ambiente e mudanças climáticas
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 07/07/2025
A estratégia de Praia Grande é eficiente e simples: conscientizar os jovens, transmitir conhecimento transformando-os em defensores da natureza e multiplicadores de informações. Para atingir estes objetivos, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Cidade, setor ligado à Secretaria de Educação (Seduc) local, desenvolve diversos projetos e ações com estudantes das escolas que compõem a rede municipal de ensino.
As iniciativas ocorrem ao longo de todo ano na sede do DEA, unidade localizada na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida popularmente como Portinho, e beneficiam alunos de todas as faixas etárias (ensinos Infantil, Fundamental e Médio). Algumas atividades são efetuadas através de parcerias com outras pastas municipais, como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense.
Temas como preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, sustentabilidade, mudanças climáticas, coleta seletiva, reciclagem e redução de riscos de desastres, entre outros, são debatidos com os jovens. As atividades práticas, teóricas e lúdicas fazem parte da programação e agitam a garotada.
Outro destaque importante do trabalho desenvolvido em Praia Grande é que em diversas oportunidades os estudantes utilizam a própria natureza como uma rica e inesgotável sala de aula. Por exemplo, atividades no manguezal do Portinho demostram na prática aquilo que só é visto nos livros ou pela internet. Esse diferencial do projeto de conscientização ambiental do Município, que é vivenciar um ecossistema, tem atraído cada vez mais jovens.
Recentemente, no Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, os alunos da rede municipal de Praia Grande participaram de uma série de atividades sobre o tema na Escola de Educação Ambiental. As ações incluíram visitas ao museu e às salas de aula, dinâmicas internas com os alunos e as orientações sobre ecologia. Além disso, os participantes realizaram uma “ecoação” de limpeza na área externa da escola e no manguezal.
“Essas ações do Departamento de Educação Ambiental trazem o jovem para dentro desta realidade de preservação da natureza, de sustentabilidade. Fomentar nesses alunos, desde cedo, a consciência de que cuidar do meio ambiente é um dever de todos significa construir uma geração consciente de suas obrigações com o planeta. Nossa Cidade é referência nessas ações”, comentou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.