Ações de segurança mantêm índices criminais de PG em queda
Dados foram analisados nesta segunda-feira (14) em reunião entre autoridades
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 16/07/2025

Em mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta segunda-feira (14), o comando da Polícia Militar de Praia Grande apresentou a parcial dos dados de junho com perspectiva de os índices criminais na Cidade se manterem em queda em relação ao mesmo período do ano passado. Além de analisar os dados, autoridades da área de segurança discutiram mais ações que podem confirmar essa expectativa.
Participaram da reunião representantes das polícias Militar e Civil, e da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Em maio, os indicadores já haviam apresentado redução, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados no final de junho. Os dados oficiais da SSP relacionados ao mês de junho ainda serão computados até o final deste mês, porém a expectativa das autoridades é que eles se mantenham em queda.
É o que acredita o secretário de Assuntos de Segurança Pública do Município, Maurício Vieira Izumi, ao analisar a prévia apresentada pela PM com base no Infocrim (Sistema de Informações Criminais). “Novamente, estamos com todos os indicadores em queda, demonstrando que as ações que vêm sendo tomadas desde o início do ano estão surtindo efeito. É o segundo mês consecutivo este ano com números favoráveis e nossa meta é mantê-los”.
Um exemplo desta redução está no número de roubos (195 em 2024 e 121 neste ano, uma diferença de 37,9%) e de furtos (507 em 2024 e 460 neste ano, uma diferença de 9,2%). Entre as ações que estão refletindo nas estatísticas estão o reforço nos patrulhamentos da Guarda Civil Municipal (GCM), que inclusive está atuando com escalas extras; ações estratégicas como as Operações Ferro-Velho para combater a receptação de objetos roubados e furtados; e o aprimoramento dos recursos tecnológicos.
Na ocasião, as autoridades ainda analisaram os dados separadamente por cada companhia da Polícia Militar da Cidade e ações que poderão contribuir com a sensação de segurança de moradores e turistas. “Mais do que reduzir os indicadores criminais, queremos que a população se sinta segura, podendo contar com as forças de segurança”.