Alunos da Web Rádio Tião conhecem instalações do estúdio da Subcom

Estudantes chegaram a vivenciar e gravar dois podcasts nas dependências

Por: DANIEL ELIAS | 19/11/2024

Os alunos inseridos no projeto da Web Rádio Tião, produzido pela EM Sebastião Tavares de Oliveira, vivenciaram momento para lá de especial. O grupo participou de três visitas aos estúdios de gravação da Subsecretaria de Comunicação (Subcom). Na segunda-feira (18), o último momento resultou na gravação de um podcast comandado pelos estudantes e teve como entrevistado o teólogo e especialista em religiões e cultura afro-brasileira, José Roberto da Silva.


Durante a entrevista, as alunas Natasha Augusto Ichitani Santos e Giovanna Gomes Lima Cardoso conversaram com Silva sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20). As jovens conversaram com o entrevistado sobre a influência da cultura dos povos negros no País. Um dos pontos destacados foram as religiões de matrizes africanas que utilizam cadências e instrumentos que serviram de berço para o surgimento de ritmos brasileiros como samba, maracatu e congadas.


O entrevistado ainda comentou sobre a capacidade de os povos africanos transmitirem mensagens cifradas dentro da canção do jongo ou da capoeira, por exemplo. “É fundamental ver vocês jovens debaterem sobre racismo de uma forma leve e delicada como foi neste podcast. Precisamos entender que novembro deveria ser todos os meses. Devemos cada vez mais defender o respeito às questões étnicas diariamente. Por isso, parabenizo essa iniciativa de vocês”, destacou.


Primeira vez participando da gravação do podcast no estúdio da Subcom, Natasha Ichinati não escondeu a emoção de viver esse momento para lá de especial. Consumidora deste tipo de conteúdo, a jovem afirma já assistir aos programas com outros olhos. “É uma experiência boa estar aqui. Hoje eu conheço os bastidores de um programa, então assisto com um novo olhar. Fico à procura de pequenos detalhes que posso aproveitar e trazer para os podcasts que eu faço”.


A aluna Ludmilla Castro de Araújo acompanhou a entrevista das colegas do projeto Web Rádio Tião sobre a temática alusiva ao Dia da Consciência Negra. Ela inclusive também teve a oportunidade de gravar um podcast nos estúdios da Subcom. Na ocasião, a jovem conversou com o gerenciador de conteúdo, Daniel Elias dos Santos Pereira, responsável em fazer as divulgações jornalísticas alusivas à Secretaria de Educação.


“Com toda certeza é uma experiência incrível viver esse momento. A gente suga cada instante de estar aqui, participar das gravações, as dicas que vocês passam. Então se trata de algo que eu sempre vou me lembrar”, confidenciou Ludmilla de Araújo. “Quando recebemos o convite achei que a gente iria estranhar. Mas o fato de fazermos o podcast em uma estrutura menor na escola nos preparou para viver intensamente toda a estrutura que foi ofertada”.


Comunicação – A Rádio Tião FM teve início no começo de 2022. Na ocasião, a iniciativa começou por meio do projeto Educa Rádio, desenvolvido por uma equipe da rádio comunitária Heliópolis, em São Paulo. Uma vez por semana, integrantes do veículo de comunicação desciam a serra para ensinar aos estudantes técnicas de locução, auxiliar na gravação de entrevistas e podcasts. O conteúdo era transmitido via caixas de som nos intervalos das aulas nos três períodos (manhã, intermediário e tarde).


O projeto oriundo da rádio comunitária de São Paulo teve duração de um ano. Na sequência, o professor de história Leonardo Alves da Silva deu continuidade à proposta com os alunos. “A rádio escolar é uma excelente ferramenta pedagógica. Pois proporciona experiências de aprendizagem, aprimoramento de competências e habilidades de diversas áreas do conhecimento, além de estimular o protagonismo juvenil na comunidade escolar”, enalteceu.