Alunos de curso de Desenvolvimento de Sistemas de escola de Cubatão conhecem o Cicoe

Estudantes viram de perto como funciona a central de monitoramento de PG

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 18/10/2024

Estudantes da Escola Estadual Afonso Schimidt, de Cubatão, visitaram o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande nesta quinta-feira (17) como parte das atividades curriculares do curso de Desenvolvimento de Sistemas e puderam conhecer de perto como funciona a maior central de monitoramento da região e como aplicar na prática um pouco do que aprendem em sala de aula.

A escola atua na modalidade de Programa do Ensino Integral (PEI) e esse tipo de atividade é incentivada dentro da grade curricular, conforme explicou a professora da disciplina de Inteligência Artificial, Christian Lara Pereira. “Uma de nossas professoras sugeriu a visita pois já havia ouvido falar da central de Praia Grande. Foi uma experiência muito boa, pois além de vermos muito do que é aprendido em sala de aula, como softwares e recursos tecnológicos, a experiência pode inspirar esses jovens em suas carreiras e na vida”.

O grupo era composto por 24 jovens do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Um deles era Isaque Aleixo da Silva Sales, de 16 anos, que é morador de Praia Grande e mesmo sabendo que a Cidade é monitorada por mais de 3.400 câmeras de segurança, ficou impressionado com o que viu. “Gostei muito do programa de reconhecimento facial e de ver pelas câmeras alguns lugares que eu conheço pessoalmente. É tudo monitorado mesmo”, se admirou.

Já a jovem Emily da Conceição Lima, de 18 anos, disse que ver na prática alguns conceitos que são trabalhados em sala de aula fez toda diferença na atividade. Ela inclusive fez algumas perguntas ao inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, que recebeu o grupo no Cicoe. “Me surpreendi com tantos recursos disponíveis”.

E até quem já trabalha na área de tecnologia há muito tempo se admirou com o que viu. Foi o ocaso do professor de Desenvolvimento de Sistemas e programador Israel Crispim, que também acompanhou o grupo e revelou ter sido uma visita especial. “Também moro em Praia Grande e sempre ouvia falar do Cicoe, mas estar aqui dentro e identificar toda essa tecnologia sendo usada na Cidade foi enriquecedor”.

Além da área de segurança pública, o Cicoe atua também nas questões de trânsito, mobilidade urbana, habitação e meio ambiente. Atualmente, Praia Grande conta com mais de 3.400 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.