Alunos de escola de Praia Grande visitam rádio comunitária em Heliópolis

Estudantes participam de projeto de educomunicação da EM Sebastião Tavares

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 01/08/2025


 

Os alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude, que participam do projeto de educomunicação desenvolvido na unidade de ensino, viveram uma experiência diferente. Um grupo formado por 16 estudantes participou de intercâmbio ao visitar as dependências da rádio comunitária de Heliópolis, situada no Bairro Heliópolis, em São Paulo. A iniciativa foi coordenada pela organização não-governamental (ONG) União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS).

 

A visita ocorreu na terça-feira (29) e faz parte de umas das etapas do projeto “Sintoniza aí: a Rádio Fusão na Educação e Cultura” da EM Sebastião Tavares de Oliveira. Os alunos foram acompanhados pelo professor de História, Leonardo Alves da Silva, que atua como colaborador no trabalho de educomunicação na unidade de ensino. Uma vez em São Paulo, participaram de oficinas que visam o desenvolvimento da comunicação com apoio da linguagem e da plataforma de radiodifusão.

 

De acordo com Silva, a visita permitiu que os estudantes tivessem contato de forma prática com o funcionamento de uma rádio comunitária. “Além disso, eles puderam conhecer as dependências da ONG UNAS, que nos auxilia no projeto de educomunicação em nossa escola. Com toda a certeza, foi um dia que ficou marcado na vida deles, que tiveram a oportunidade de expandir suas aprendizagens para além da sala de aula”, enfatizou.

 

Além de conhecer a rádio comunitária e as dependências da ONG UNAS, os alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira visitaram ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, situada também em Heliópolis. A unidade de ensino também recebe suporte da organização não-governamental na realização do projeto de educomunicação. “Essa troca de experiências permite que tenham contato com uma outra realidade. Entendam como uma outra escola promove a mesma iniciativa que a nossa e traz pontos positivos que podemos aplicar”, destacou o professor.

 

Início - O projeto de educomunicação desenvolvido pela EM Sebastião Tavares de Oliveira começou em 2022, com o suporte da ONG UNAS. A parceria ocorreu pelo período de um ano, sendo retomada no final de 2024. Neste intervalo, com o apoio do professor Leonardo Alves da Silva, a unidade de ensino deu continuidade à proposta. Entre outras ações, no ano passado, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios de gravações da Subsecretaria de Comunicação Social (Subcom) da Prefeitura de Praia Grande.