Alunos de Praia Grande participam das avaliações do “Fluência Leitora”

Instituições de ensino buscam identificar lacunas nas primeiras etapas da alfabetização

Por: NATHÁLIA ALVES (estagiária) MTB: | 24/03/2025

Foto Felipe França/Prefeitura de Praia Grande
Foto Felipe França/Prefeitura de Praia Grande


 

Até a próxima sexta-feira, dia 28, os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Praia Grande participam das avaliações do “Fluência Leitora”, iniciativa realizada em parceria com o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). As provas, que começaram em 17 de março, tem como objetivo identificar o nível de alfabetização e o desempenho das crianças pela capacidade de ler textos em língua portuguesa, detectando possíveis dificuldades no processo de alfabetização.

 

Para obter os resultados, são analisados três critérios: a capacidade de ler corretamente as palavras escritas, velocidade (leitura fluida) e uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos, como vírgulas e pontuação. A avaliação é aplicada em sala de aula, utilizando cadernos de teste disponibilizados por meio do aplicativo do CAEd.

 

Através da plataforma, os professores, além de acessar o programa, terão acesso aos resultados, que serão analisados e classificados em níveis, entre pré-leitor e leitor fluente. Segundo a chefe de Seção de Ensino Fundamental e Anos Iniciais, Angélica Braga, a partir das avaliações será possível mapear o desempenho dos alunos e articular ações. “É de extrema importância identificar os alunos que estão no nível pré-leitor para, assim, criar estratégias pedagógicas que promovam o avanço dessas crianças”, explica Braga.

 

Para os estudantes que apresentam dificuldades, a Secretaria de Educação está implementando medidas para que o aluno alcance o nível fluente, como o reforço escolar, atividades diferenciadas, recuperação paralela e oficinas de alfabetização em conjunto com a família. A chefe de seção reforça que é essencial a participação dos familiares para que o estudante seja acompanhado e incentivado a praticar a leitura fora da sala de aula.

 

O programa, que conta com o apoio da Associação Bem Comum e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo garantir a alfabetização na idade certa e atua diversos municípios brasileiros. Os resultados servirão de base para o planejamento de ações educacionais e para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos nas próximas etapas do programa.