Aos 85 anos, ‘Lindinha’ é destaque da Corrida Mais Mulher

Atleta de Praia Grande, Maria Novelli, completou o percurso de 3 km da prova

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 29/04/2025

Foto: Richard Aldrin
Foto: Richard Aldrin

 

 

A abertura do Circuito Mais Mulher 2025 reuniu 3 mil atletas em Praia Grande, no domingo (27). Entre todas as participantes da corrida de rua, uma em especial chamou a atenção. A praia-grandense, Maria Novelli, conhecida carinhosamente como ‘Lindinha’, esbanjou vitalidade ao completar o trajeto de 3 quilômetros da disputa. Um exemplo de amor ao esporte, alegria e saúde, que merece ser admirado por todos.

 

O Circuito Mais Mulher é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. O evento voltado exclusivamente para as mulheres, que conta com inscrições gratuitas, busca incentivar a prática de atividade física no público feminino. Em Praia Grande, a organização tem apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) do Município.

 

‘Lindinha’ é participante da unidade do Bairro Tupi do programa Conviver, iniciativa da Prefeitura de Praia Grande que oferece gratuitamente atividades culturais, esportivas e de lazer para pessoas com mais de 50 anos. Cerca de 450 integrantes do Conviver marcaram presença na etapa da Cidade do Circuito Mais Mulher.

 

“Estou muito feliz por ter participado da prova. Foi ainda mais especial porque estava ao lado de amigas que participam do Conviver. Praticar esporte mudou minha vida e hoje tenho mais saúde por isso. Incentivo todos a seguirem o mesmo caminho”, disse ‘Lindinha’.

 

O caso de amor da experiente atleta com o esporte é antigo. ‘Lindinha’ já ganhou diversas medalhas defendendo Praia Grande nos Jogos Regionais e Abertos da melhor Idade. Alguns anos atrás superou duas cirurgias, uma delas no fêmur. Com dedicação e apoio dos familiares voltou a viver as emoções do atletismo e também do vôlei adaptado.

 

“Tenho muitas medalhas em casa de ouro, prata e bronze. Já disputei várias competições. É o que gosto de fazer e quero continuar. Agradeço muitas pessoas que me auxiliam, minha família, a diretora do Conviver Tupi, Marilda do Rosário, e a professora, Cora Carvalho”, afirmou ‘Lindinha’.

 

O coordenador do programa Conviver, Lucas Pina, enalteceu os benefícios que a prática de atividade física traz para as pessoas, em especial, para as mulheres. “Esse é um Circuito voltado ao público feminino. Quando se fala de corrida, a pessoa ganha mais resistência cardiovascular e isso traz mais autonomia nas atividades diárias. Devido ao envelhecimento temos a queda ou término da produção de alguns hormônios. Os exercícios de resistência estimulam o corpo a produzir essas substâncias outra vez. Lógico, é importante que tudo seja monitorado por um profissional de educação física”, comentou.

 

GCM – integrantes do Grupamento Guardiã Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), também marcaram presença no evento esportivo, fazendo uma apresentação de como as equipes atuam.

 

Os guardas municipais Paiva, Lima, S Almeida, Furts e J Dias, que integram as equipes, permaneceram na concentração e chegada da corrida conversando com as mulheres e tirando dúvidas. “Um evento como este, com uma grande concentração de mulheres, é uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e de conscientizar sobre as várias formas de violência e como as vítimas podem procurar ajuda”, explicou Paiva.