Após ser capturada por rede de pesca, tartaruga verde é devolvida ao mar em PG
Instituto Biopesca foi o responsável pela reabilitação do animal marinho
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 22/08/2025

Praia Grande foi cenário de mais um caso com final feliz para a natureza. Na manhã desta sexta-feira (22), uma tartaruga verde capturada acidentalmente por uma rede de pesca retornou ao mar da Cidade. A volta do animal marinho para casa ocorreu na praia do Bairro Canto do Forte e chamou a atenção de quem estava curtindo o sol.
Todo o processo de tratamento, reabilitação e retorno da tartaruga ao mar foi realizado pela equipe técnica do Instituto Biopesca, que conta com sede em Praia Grande. Os capacitados profissionais receberam o animal marinho no último dia 18 de julho, data em que foi resgatado após a captura acidental, em Peruíbe.
A tartaruga chegou com sinais de afogamento e precisou passar por diversas etapa de um tratamento que incluiu a fluidoterapia e medicamentos. Ao final, antes da tão esperada volta para casa, foi anilhada. O procedimento é comum nesses casos e tem como objetivo oferecer aos pesquisadores dados para estudos, de acordo com o aparecimento do animal no mar das cidades da Região.
Ameaças – As tartarugas marinhas precisam ir até a superfície para respirar. Ao ficarem presas em redes de pesca não conseguem efetuar essa operação e acabam se afogando. Outra ameaça para a espécie é a ingestão de resíduos sólidos, principalmente plásticos, provenientes do lixo jogado de forma incorreto pela população nas praias, vias públicas e demais locais.