Atividade do Setembro Amarelo movimenta Academia da Saúde Maracanã

Ação buscou conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 11/09/2025

Fotos: Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

A Academia da Saúde Maracanã promoveu uma atividade física diferenciada na manhã de quarta-feira (10), Dia Nacional de Prevenção da Automutilação, data recentemente instituída pelo Governo Federal e que visa reforçar a luta pela saúde mental. Uma caminhada de conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, atraiu alunos e pacientes para motivar todos a falar sobre o problema e a cuidar também de aspectos emocionais e psicológicos.

 

Com roupas e bexigas amarelas, os participantes se reuniram na sede da Academia e partiram em caminhada pelo entorno do Parque de Lazer Maracanã. Na volta, um alongamento para relaxar a musculatura e exercícios de respiração para descansar a mente. Ao término, o educador físico Maurício Augusto fez uma palestra sobre a importância de as pessoas acolherem o próximo e não fazerem julgamentos, estendendo a mão para quem precisa de ajuda. 

 

Um abraço coletivo encerrou a atividade, vista de forma muito positiva por todos que participaram. “Foi incrível porque os alunos entenderam a importância dessa data e dessa campanha, muitos choraram e após o evento alguns vieram conversar e afirmaram terem passado por situações difíceis, outros comentaram que já tentaram suicídio, alguns casos até direcionamos para a Usafa, então, eles viram uma porta aberta para falar mais sobre. É um assunto que precisa ser abordado não só em setembro, mas necessitamos estar sempre acompanhando e acolhendo os pacientes”, destaca Maurício Augusto.

 

Além desta atividade, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Maracanã realiza a cada 15 dias (às terças-feiras, 14h), um grupo de autocuidado, que visa acolher quem busca por alívio emocional, ensinando a população a adotar medidas simples e eficazes para o seu bem-estar mental. Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde, que fica localizada na Avenida Cesar Rodrigues Reis, nº 850 – Maracanã.

 

Setembro Amarelo – As 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) são a porta de entrada aos serviços de saúde e os médicos da família estão capacitados para atender casos de transtorno psicológico de pequena gravidade. Ao longo do mês, as equipes de saúde estão desenvolvendo campanhas de conscientização sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera e em trabalhos de grupo. A rede conta ainda com 11 Academias da Saúde, que oferecem atividades para todos os públicos, promovendo o bem-estar físico e mental.

 

CAPS – Para os casos de transtornos psicológicos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, os pacientes são direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São quatro na Cidade: dois CAPS II, nos bairros Boqueirão e Mirim, um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III) e outro Infantil (CAPS i). Esses locais também acolhem diretamente pacientes que porventura não se sintam confortáveis para buscar a Usafa e desejam um atendimento mais reservado.

 

Confira os endereços dos CAPS:

 

- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Boqueirão)

Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão

 

- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Mirim)

Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim

 

- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)

Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão

 

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

Rua São Caetano, 400 – Boqueirão

 

188 – Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Se precisar conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.