Canil da GCM de PG marca presença em Olimpíada das Guardas Municipais

Evento aconteceu em Campinas com a participação de 16 municípios

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 25/07/2025

Fotos: Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande


 

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande marcou presença na 12ª Olimpíada das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, realizada em Campinas, no último dia 14. A equipe, formada por três guardas e um cão, participou na categoria Detecção de entorpecentes, Abordagem Veicular e CQB-K9.

 

A equipe, formada pelo inspetor Diego Souza de Lima, pelos guardas Barros e Tavella, e o cão Chronos, participou na categoria Detecção de entorpecentes, Abordagem Veicular e CQB-K9. De acordo com o inspetor, embora não tenham conseguido pódio, a participação no evento foi muito importante. “Este ano ainda não tínhamos participado de nenhum concurso, então foi bom para trocarmos experiência com as outras corporações”.

 

Crhonos é um pastor alemão, de 5 anos, formado em duplo emprego, ou seja, faz a detecção de entorpecentes e guarda e proteção. Já participou de ocorrências importantes na GCM de Praia Grande, como por exemplo a localização de um tablete de maconha em um veículo durante uma abordagem, em março deste ano.

 

Diego explica ainda que a equipe pretende se preparar agora para outro campeonato na cidade de Tietê, em outubro. “Os treinamentos são importantes não apenas para os campeonatos, mas principalmente para o dia a dia das equipes”.

 

O Canil é um dos grupamentos especializados da GCM, acionado para ocorrências mais específicas e que demandam uma presença ostensiva das forças de segurança. Para isso, os treinos são constantes e intensos, pois os cães e seus condutores precisam estar sempre prontos para agir.

 

Prêmios - O Canil de Praia Grande foi regulamentado por lei em agosto de 2007, mas atua desde 2004, e já conquistou 14 prêmios em concursos intercanis, além de outros resultados bastante positivos.

 

Os guardas que integram o Canil participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, de fundamental importância na corporação, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.

 

Atualmente, o grupamento conta com oito guardas, sendo um inspetor, e seis cães.