Central de monitoramento de PG recebe visita de comitiva do Espírito Santo

Parque tecnológico é referência na área de segurança

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 02/07/2025

Foto: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande


 

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande recebeu a visita de uma comitiva formada por representantes de seis cidades do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (1º). O objetivo do grupo foi conhecer mais de perto os diversos recursos que o parque tecnológico da Cidade dispõe, auxiliando no combate à criminalidade.

 

O grupo, de 20 pessoas, contou com a presença de seis secretários municipais da área de Segurança Pública das cidades de Vitória, Guarapari, Viana, Vila Velha, Serra e Cariacica, além de assessores, vereadores empresários e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória.

 

A comitiva foi recebida pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, e pelo inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, que apresentaram as funcionalidades de cada recurso, principalmente os softwares de reconhecimento facial e de caracteres.

 

E é graças justamente ao sistema de reconhecimento facial que foi possível integrar 50 câmeras da Cidade ao Programa Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo, recurso mais recente do sistema.

 

Izumi explicou que, desde março, quando houve a integração, cerca de 30 procurados da Justiça já foram capturados ao passar por uma das câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. “Nossas imagens são compartilhadas com o Estado, que cruza os dados com seus bancos de dados, ampliando a chance de detectar procurados da Justiça e diminuir a chance de cometerem novos crimes”.

 

Na ocasião, os visitantes puderam acompanhar de perto como os operadores do Cicoe realizam os patrulhamentos virtuais e tirar dúvidas a respeito da integração que é realizada tanto com as equipes da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar, além de outras secretarias municipais como Trânsito, Meio Ambiente e Habitação.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória, Rogério Alcântara, destacou que com a demonstração dos recursos foi possível entender, na prática, como funciona a integração entre as forças de segurança da Cidade e outros órgãos envolvidos, e também a operacionalidade do sistema. “Vimos soluções interessantes e que otimizam o processo de gestão de segurança e também trânsito. É um sistema que faz com que a eficiência seja maior e menos onerosa aos cofres públicos, dando mais tranquilidade à população”. 

 

Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.400 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.

 

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.