Central de Regulação Regional do SAMU é tema de reunião entre Praia Grande e Itanhaém

Secretário de Saúde praia-grandense visitou o responsável pela pasta itanhaense

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 16/05/2025

Foto: Rodrigo Herrero/Prefeitura de Praia Grande
Foto: Rodrigo Herrero/Prefeitura de Praia Grande

A Central de Regulação Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi tema de reunião em Itanhaém na quarta-feira (14). O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, esteve na cidade para se reunir com o responsável pela pasta da Saúde itanhaense, Fábio Crivellari, para conversar sobre o andamento do serviço e debater melhorias para aprimorar a assistência à população.

 

Localizada em Itanhaém, a Central de Regulação do SAMU do Litoral Sul realiza a regulação do atendimento de urgência e emergência desta e das cidades de Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe e Pedro de Toledo. O objetivo praia-grandense é transferir a sede dessa central para seu Município. Esse pleito consta, inclusive, em uma das Ordens de Serviço (OSs) determinadas pelo prefeito Alberto Mourão no início deste ano.

 

“Foi uma reunião muito positiva, nós fomos muito bem recebidos e pudemos apresentar nosso pleito de receber a Central de Regulação Regional do SAMU. Agora é o momento de fazer um alinhamento para avançar com essa questão, discutindo as propostas, sempre com o objetivo de caminharmos juntos com a região”, afirmou o secretário Isaías Lima.

 

Estrutura – Praia Grande possui uma rede de Urgência e Emergência estruturada. O Município possui atualmente quatro bases descentralizadas do SAMU que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o Município. As unidades ficam nos bairros Samambaia, Quietude, Boqueirão e Maracanã. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Para acionar o serviço do SAMU, basta discar 192.

 

Além das bases descentralizadas do SAMU, a Cidade possui ainda três unidades de saúde que são referências para os atendimentos de Urgência e Emergência na Cidade e formam uma das estruturas mais completas da Baixada Santista neste setor. São elas: o novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as UPAs dos bairros Quietude e Samambaia, que atendem 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

A esses equipamentos se soma o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), que recebe os casos de maior complexidade e faz cirurgias de urgência e emergência e também procedimentos eletivos (previamente agendados, que não são urgentes). Com mais de 250 leitos, o HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia e atende pacientes de toda a Região. A unidade hospitalar realiza ainda cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.

 

Frota renovada – Em março de 2025, Praia Grande renovou a frota da Saúde, com a aquisição de 17 novos veículos. Desse total, 14 foram adquiridos pelo Município e três foram cedidos pelo Ministério da Saúde. São nove novas ambulâncias que compõem a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e oito novas Unidades de Transporte de Saúde (UTS).

 

Com as aquisições, o SAMU de Praia Grande conta com uma frota totalmente renovada, composta por 11 ambulâncias e uma motolância, além de cinco veículos de reserva técnica. Esses novos veículos são equipados com kit contendo desfibrilador externo automático (DEA), oxímetro e aspirador portátil.

 

Um dos destaques das novas ambulâncias do SAMU é a Unidade de Suporte Avançado (USA) com UTI Neonatal. O equipamento vai ampliar e dar mais qualidade à assistência dos bebês recém-nascidos que necessitarem de transporte de urgência e emergência.

 

A frota de Unidades de Transporte de Saúde (UTS) foi completamente renovada e ampliada. Até então, eram cinco veículos que faziam o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Com a nova aquisição pela Administração Municipal, o serviço passou a contar com oito unidades. As UTS fazem o transporte e remoção de pacientes que atendem a critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.