Cerca de 5 mil servidores participam de palestras na Capacitação do Educador de Apoio
Para essa edição, Seduc preparou 29 momentos formativos em cinco dias de evento
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 28/07/2025
Durante cinco dias, a Secretaria de Educação (Seduc) proporcionou momentos de formação para cerca de 5 mil funcionários na 22ª edição da Capacitação do Educador de Apoio. Ao todo, foram realizadas 29 palestras com conteúdos específicos, de acordo com a função de cada servidor, bem como encontros que abordaram temas como alimentação saudável, sustentabilidade, questões socioemocionais, entre outros. As atividades ocorreram no Palácio das Artes e no Auditório Jornalista Roberto Marinho.
Para a edição deste ano, a Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento apostou em dois períodos formativos para cada servidor. Nos três primeiros dias, as palestras ofertadas abordaram temas voltados para a profissão que cada funcionário exerce. Nos dois últimos, os educadores de apoio escolheram o assunto de acordo com seu interesse. "Essa foi a primeira vez que a Seduc oferta esse número de palestras", afirmou o diretor da Coordenadoria, José Amaro de Mendonça Junior.
"Ao ampliar o número de palestras, nosso intuito foi abordar temas de acordo com a função dos servidores. Para que a capacitação sirva também como um aprendizado e reflita na rotina de trabalho dos profissionais", destacou o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento. "Para conseguir colocar essa ideia em prática, contamos com parceiros que trouxeram os assuntos com maestria, sendo fundamentais para que alcançássemos o nosso objetivo".
Participaram da Capacitação do Educador de Apoio todos os funcionários que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pertencem a esse grupo servidores que atuam nas funções de: serventes (limpeza), motoristas, carpinteiros, eletricistas, encanadores, trabalhador, nutricionistas, pedreiros, pintores, programadores de computador, recepcionistas, técnicos de informática, telefonistas, inspetor de alunos, serventes I e II (auxiliar de merenda e merendeira), agentes administrativos, atendentes de educação e educador de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ).
Atuando como funcionária pública há 17 anos na EM Newton de Almeida Castro, a educadora de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ), Rosélia Luz Aguiar, avalia de forma positiva a Capacitação do Educador de Apoio. "O conteúdo trabalhado nas duas palestras vem de encontro com a nossa vida e a nossa rotina de trabalho. Tudo o que a gente aprende nestes dias de formação reflete no atendimento das crianças e também no convívio dos demais colegas. Sou agradecida por estes momentos especiais".
Cristiane Pereira dos Santos atua há 11 anos como atendente de educação. Atualmente, está lotada na EM Maria dos Remédios Carmona Milan. Para a servidora, a Capacitação do Educador de Apoio é uma forma de atualizar o conhecimento dos profissionais. "Para o nosso crescimento pessoal e profissional, é fundamental estarmos sempre em formação. A Seduc tem buscado, a cada ano, se renovar e trazer coisas cada vez mais atuais. E isso reflete positivamente nas nossas crianças".
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, destacou que cada palestra foi pensada pela pasta municipal para atender às diferentes funções dos servidores. "Buscamos acolhê-los como fizeram comigo assim que assumi a Secretaria de Educação (Seduc). Os educadores de apoio têm todo o meu carinho, respeito e admiração, pois são eles que garantem a rotina de atendimento dos alunos. Eles contribuem direta e indiretamente na educação dos nossos estudantes".