Cirurgia de cabeça e pescoço e estomatologia são tema de capacitação para equipes de saúde de PG

Encontros reuniram mais de 230 servidores da rede de Atenção Primária

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 21/05/2025

Foto Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande


 

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu recentemente uma importante capacitação para a Rede de Atenção Primária do Município, que envolveu aspectos relacionados à cirurgia de cabeça e pescoço, que engloba tumores benigno e malignos nessas regiões do corpo humano, e à estomatologia, especialidade da odontologia voltada ao diagnóstico das doenças da boca. Mais de 230 profissionais de saúde que atuam nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade participaram das atividades que ocorreram no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

 

A capacitação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, e contou com a participação de profissionais da Rede de Especialidades Médicas do Município, integrando diferentes setores em prol da educação continuada. O cirurgião de cabeça e pescoço, Elio Gilberto Pfuetzenreiter Junior, do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), e o estomatologista Yuri Kalinin, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), conduziram as palestras, que ocorreram em quatro períodos entre os dias 13 e 14 de maio, dando maior oportunidade aos profissionais de participarem, sem haver prejuízo no atendimento à população nas unidades de saúde.

 

O encontro procurou focalizar as discussões em torno da linha do cuidado, mais especificamente a respeito da importância do diagnóstico precoce e da prevenção e promoção em saúde. O objetivo é proporcionar uma maior qualidade assistencial desde o atendimento iniciado nas Usafas, até o encaminhamento para a rede especializada e a continuidade do acompanhamento durante o tratamento.

 

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.