Clínica de futsal integra equipe de competição com alunos do SuperEscola

28/07/2025

Ação ocorreu no Ginásio Samambaia

 

Os alunos do Programa SuperEscola do Polo Samambaia tiveram uma experiência diferente e enriquecedora. Na última sexta-feira (25), uma clínica de futsal uniu os jovens com os atletas da Cidade da modalidade das categorias sub-16 e 18, equipes comandadas pelo técnico dos dois elencos, Renato Nunes.

 

A iniciativa foi do professor Daniel Santos, responsável pelas aulas de futsal realizadas no polo Samambaia. A proposta de integração entre os participantes do SuperEscola e os atletas de competição busca dar experiência para os jovens que sonham vencer no esporte.

 

Um dos destaques é que os alunos reconheceram alguns atletas da equipe como moradores próximos de suas casas, amigo de irmãos mais velhos. As acrianças do programa não tinham conhecimento que eles representavam a Cidade em competições oficiais, fato que tornou a atividade ainda mais animada.

 

“O trabalho no polo Samambaia está superando as expectativas. A proposta de iniciação na modalidade atende os alunos que fazem parte do programa. Alguns já chegam com uma vivência deferente de outros que estão tendo o primeiro contato com o futsal”, comentou o técnico, Daniel Santos.

 

Recentemente, no próprio polo foi realizado o ‘Interperíodos’, que foi uma competição interna promovendo a integração de alunos das diferentes turmas: “Eles colocaram em prática tudo o que aprenderam. Foi importante também porque lidaram com os sentimentos de ‘saber’ ganhar e perder, respeitar o adversário”, disse.

 

Troféu - O técnico das equipes de competição sub-16 e 18, Renato Nunes, comandou a atividade. Na temporada 2024, o treinador levou o Time PG aos títulos do Metropolitano e Paulista sub-14 e 16. Os troféus foram apresentados aos alunos do SuperEscola.

 

Os troféus chamaram a atenção do aluno Yuri Barros da Silva de 8 anos que ficou muito feliz: “Eu nunca tinha visto um troféu assim de perto. Achei incrível e espero ganhar um desse um dia”, afirmou o aluno, Yuri Barros, de 8 anos, que joga futsal desde os 6 no SuperEscola.

 

A diretora de Divisão de Iniciação ao Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) da Cidade, Nayara Oliveira da Luz Silva, ressaltou que muitos atletas praia-grandense começaram em suas modalidades no SuperEscola. “O programa tem um lado social e educativo muito importante”, declarou.

 

Futsal - Em 2025, O Time Praia Grande de futsal estreia na Divisão Especial da Federação Paulista. A Cidade subiu para a elite após ótima campanha realizada na temporada passada, em 2024. “O trabalho do futsal em Praia Grande é muito sólido. Essa integração com o SuperEscola resultará na revelação de novos talentos da Cidade. Os professores do programa trabalham com muito carinho e dedicação com os alunos”, enfatizou Nunes.