Com apenas 12 anos, morador de PG doa 125 galões de tampinhas de garrafas pet ao Fundo Social

Essa é a 10ª vez que o adolescente colabora com a ação, totalizando mais de mil galões doados

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 12/12/2025

Fotos: Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande


 

Quando o ímpeto da adolescência se une ao da solidariedade o resultado só pode ser um: uma grande quantidade de doações ao Fundo Social de Praia Grande. Ao todo, foram 125 galões de tampinhas de garrafas pet entregues e o responsável por tudo isso é um rosto já conhecido da instituição: o jovem Michel Braga, de apenas 12 anos.

 

Doador assíduo da campanha de arrecadação de lacres e tampinhas, o pequeno munícipe mostra, mais uma vez, que é um verdadeiro amigo do meio ambiente e do espírito solidário: essa é a 10ª vez que ele colabora com a ação, totalizando mais de mil galões entregues na soma de todas elas e tornando-se o jovem que mais contribui com o Fundo Social praia-grandense.

 

Para ele, que deu início as colaborações aos 8 anos de idade, sempre pensar no próximo é seu lema. “É incrível, para mim, poder auxiliar nessa ação tão importante para o Município, ainda mais sabendo que o material será destinado para a aquisição de novas cadeiras de rodas que ajudarão quem precisa. Inclusive, pretendo continuar com a campanha sempre que eu puder”.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, fez questão de acompanhar a doação e de ressaltar o papel de destaque de Miguel. “Ele é nosso contribuinte mais antigo nessa faixa etária. Agora, ele chega a 10ª doação conosco. O mais legal é o quanto ele curte isso: passando os finais de semana separando os materiais, incentivando outras pessoas a também participarem e tudo mais – com o apoio de toda a família, claro. É muito bacana ver um adolescente tão engajado com as causas ambientais e sociais. Só temos que agradecer por tanta dedicação e desejar que ele continue com essa grande vontade de ajudar”.

 

Amigo do meio ambiente – As doações de Miguel começaram em outubro de 2021, quando o menino entregou 44 garrafões cheios de tampinhas de garrafas pet ao Fundo Social. Em 29 de março de 2022 foram mais 50; bem como em 27 de junho do mesmo ano, quando foram mais 40. Em 21 de março de 2023, outros 70; mais 80 em 15 de agosto e 102 em 13 de dezembro. Em 2024 o ritmo continuou, com 140 galões doados em 10 de abril e 160 em 6 de junho. Em 2025 não foi diferente: no dia 27 de junho foram mais 26 kg entregues que, somados com a doação feita agora, fecham mais um ano de sucesso – totalizando mais de mil garrafões/pacotes repletos do material até o momento.

 

Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Solidariedade Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de alumínio, como refrigerante e cerveja, são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana, o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram algum acidente ou que foram acometidas por algum problema de saúde. Quem quiser pode ajudar e doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é o (13) 3496-5001.