Complexo Regulador em Saúde de Praia Grande é referência na Região
Técnicos de Mongaguá visitaram a Sesap para entender o funcionamento do serviço
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 12/03/2024

O serviço de excelência desenvolvido por Praia Grande na saúde pública segue atraindo munícipios vizinhos querendo conhecer mais sobre a estrutura e o trabalho efetuado. Na sexta-feira (8), profissionais da Diretoria Municipal de Saúde de Mongaguá visitaram a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense para conhecer o Complexo Regulador do Município, responsável por administrar a oferta de vagas nos serviços de saúde.
Os profissionais da Regulação de Praia Grande apresentaram como funciona o serviço, que é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. Também foi mostrado o sistema municipal de informação Saudetech, responsável por integrar os atendimentos do consultório informatizado e também por realizar os agendamentos, tudo de forma digital e automática, de acordo com a disponibilidade de vagas.
“Foi uma conversa bem produtiva com a equipe de Mongaguá. Eles se mostraram bastante satisfeitos e até mesmo encantados com a nossa estrutura. Foi muito interessante essa troca de experiências, entender a realidade e as dificuldades enfrentadas por cada município no dia a dia”, afirmou a diretora da Divisão de Regulação da Sesap, Mariana Parente.
A chefe da Central Regulação de Vagas em Mongaguá, Gilmara da Silva Novais, esteve na Sesap acompanhada do coordenador de Serviços Ambulatoriais, Leandro Floriano, e considerou o encontro bastante produtivo e esclarecedor. “Gostamos muito da tecnologia do sistema e também do formato da sala de Regulação, integrada com outros setores. Certamente levaremos diversos pontos dessa experiência de Praia Grande que, ao meu ver, é de sucesso, adequando à nossa realidade. Agradecemos muito a visita e a gentileza da equipe que nos acompanhou”, disse.
Regulação – O Complexo Regulador de Praia Grande foi criado em 2008 e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. O setor comanda a criação dos protocolos (normas rígidas de procedimento) e também o funcionamento da lista de espera e das regulações realizadas pela pasta.
E um dos grandes destaques da regulação praia-grandense é o sistema municipal de informação Saudetech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do Consultório Informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática, reduzindo tempo e custos. O Consultório Informatizado está em todos os equipamentos de saúde do Município, integrando, inclusive, a rede credenciada com o Saudetech.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Primária. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
24 horas – Em fevereiro, Praia Grande inaugurou o Complexo Regulador em Saúde 24 horas, ampliando a atuação da Regulação em todos os níveis de Atenção à Saúde do Município. A equipe faz a interligação entre os vários serviços existente no Município e também com a rede estadual, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os profissionais atuam de forma presencial no Hospital Irmã Dulce, no Pronto-Socorro Central, além da retaguarda presente na Sesap e na rede de Atenção Primária, fortalecida pelas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que garantem 100% da cobertura do território no acompanhamento da saúde da população.
Todo esse processo está sendo construído de maneira informatizada, garantindo maior agilidade, segurança, transparência e imparcialidade, promovendo um maior cuidado com a população. Com o Complexo Regulador conectando todos os serviços, o paciente que tiver alta de uma unidade de urgência e emergência poderá ser direcionado, se necessário, para a rede de Atenção Especializada ou mesmo para a sua Usafa.