Conselho Municipal de Saneamento Básico realiza primeira reunião do ano
Encontro aconteceu na última segunda-feira (26), na Casa dos Conselhos
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 28/01/2026
Na última segunda-feira (26) foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico de 2026. Na ocasião, os membros trataram sobre os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário durante a temporada, mais especificamente no período de dezembro do ano passado a março deste ano.
O representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e gerente da Divisão Sul, o engenheiro Fernando Eduardo Ventura Doveri, apresentou o “Plano Verão” para enfrentamento dos desafios do período, entre eles a população flutuante, a superlotação dos imóveis, as instalações hidro sanitárias inadequadas dos imóveis, o desperdício da água, os períodos de estiagem, caracterizados pela redução das chuvas, e o aumento das temperaturas. Em linhas gerais, são situações que dificultam a oferta dos serviços pelo aumento da demanda.
Ele explicou que o Plano Verão contempla ações para garantir a prestação dos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos com qualidade para a população durante a alta temporada. A Sabesp aumentou as equipes e os equipamentos para operação dos serviços, realizou serviços preventivos e campanhas de comunicação educativa e informativa.
Para minimizar os impactos para a população, estão em execução obras no sistema integrado da Baixada Santista, inclusive em Praia Grande. Foram destacadas as implantações dos quatro (4) reservatórios no sistema Mambú Branco em Itanhaém, com previsão de término em 2027, do Centro de Reservação de Água no Sítio do Campo, com previsão de término em 2027, e da Estação de Tratamento de Água no Melvi, com previsão de término em 2028.
Durante a reunião, também foi informado o cumprimento das metas de universalização dos serviços de 2025 estabelecidas no Contrato de Concessão 01/24, o crescente incremento de economias residenciais com disponibilidade dos serviços de esgotamento sanitário, o aumento dos beneficiários da tarifa social e vulnerável e a síntese da balneabilidade das praias de 2025.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) expôs preocupação com Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgotos da População Urbana de Municípios (ICTEM) de 2025 e propôs estudos para sua melhoria.
A próxima reunião ordinária será realizada em 25 de maio. As informações do Conselho estão disponibilizadas no site da Prefeitura de Praia Grande (https://www.praiagrande.sp.gov.br/PraiaGrande/orgao_conselho.asp?cd_pagina=305&cdConselho=38).
