Dia Nacional do Livro Infantil: escola promove ação de incentivo à leitura

EM Pablo Trevisan cria varal literário para promover acesso aos livros

Por: DANIEL ELIAS | 18/04/2024

A leitura é uma prática incentivada nas escolas municipais de Praia Grande. Desde pequenos, os alunos são inseridos no mundo de magia oferecida pelas obras literárias. A EM Pablo Trevisan Perutich, por exemplo, situada no Bairro Anhanguera, promoveu o projeto Pablo Leitor nesta quinta-feira (18). A ação marcou as atividades realizadas pela unidade em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

 

Realizada todos os anos, a iniciativa está inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Pablo Trevisan. A cada edição, professores e equipes técnicas da unidade escolhem diferentes temáticas para demonstrar a importância dos livros e a prática da leitura. Desta vez, para incentivar os pequenos o grupo organizou um varal literário no corredor que dá acesso às salas de aulas.

 

Ao longo do dia, participam da atividade alunos das turmas de Infantil I e II, bem como, do 1º ano do Ensino Fundamental. No varal, ficaram expostos opções de livros para que o estudante escolhesse qual deles gostaria de ouvir a história. Em um cartaz ao lado da obra literária selecionada, a criança colocava o seu nome e voltava para sua sala de origem. Ao final da votação, eles foram direcionados para o professor que ficou com o livro e assistiu à contação realizada pelo docente.

 

De acordo com a diretora da EM Pablo Trevisan Perutich, Silvia Valadão, o projeto Pablo Leitor tem como objetivo contemplar as formas mais variadas de incentivo à leitura. “Com o varal literário, promovemos a autonomia dos alunos pois ele escolhe qual história gostaria de ler ou ouvir. Realizamos a ação nos três períodos para que todos tenham acesso a proposta pedagógica”, destacou.